CNE aprova Base Nacional Comum Curricular
- Detalhes
O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta sexta-feira, 15/12, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Trata-se de um documento que tem como objetivo orientar os currículos da Educação Básica, bem como estabelecer conhecimentos, competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver nesses níveis de ensino.
É a primeira vez que o Brasil terá uma BNCC do Ensino Fundamental. As escolas e redes de ensino poderão utilizá-la como parâmetro para a construção dos currículos. O texto aprovado pelo CNE ainda vai passar por revisão técnica e análise jurídica. Depois, segue para a homologação do ministro da Educação, Mendonça Filho.
A BNCC foi construída ao longo de mais de três anos com a colaboração de milhares de educadores, especialistas e acadêmicos de todas as regiões do país. A primeira versão foi divulgada pelo MEC em setembro de 2015, contabilizando 12 milhões de contribuições. No ano seguinte, foi lançada a segunda versão. Nesta, Goiás teve um papel importante, tendo sido o Estado que mais contribuiu.
Segundo o MEC, todas as escolas e redes de ensino deverão adaptar e rever os seus currículos em 2018 para iniciar a implementação da base em 2019 e até 2020. Os professores receberão formação para conhecer em profundidade o documento e haverá a adequação necessária do material didático.
Os ajustes mais recentes feitos à base apreciada pelo CNE trouxeram avanços expressivos em áreas como tecnologia e língua portuguesa. O documento enfatiza a compreensão e produção de novas tecnologias digitais de informação e comunicação.
Outro item de destaque foi o aprimoramento da progressão em língua portuguesa, com detalhamento dos objetivos a serem alcançados desde a fase inicial de alfabetização até o fim do Ensino Fundamental e o aumento gradativo da complexidade das habilidades a serem desenvolvidas.
Goiânia, 15 de dezembro de 2017.
Comunicação Setorial da Seduce Goiás, com informações do MEC