Seduce promove programa de aproximação família-escola

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) promoveu, nesta terça-feira, 5/12, em Anápolis o quarto encontro do Programa Relação Família-Escola, projeto piloto realizado em parceria com o Itaú Social e o Centro Integrado de Estudos e Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a integração da família com a escola, de modo a contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Iniciado em agosto deste ano, o programa alcança atualmente dez unidades de ensino da Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte (Crece) de Anápolis.

A finalidade do evento foi o fechamento de um  plano de ação para cada unidade de ensino que aproxime a escola, família e comunidade por meio da implementação de estratégias ajustadas com o Currículo Referência e com os planos de ação das unidades educacionais.

O superintendente de inteligência pedagógica da Seduce, Marcelo Jerônimo (foto), que representou a secretária Raquel Teixeira, reconheceu o empenho do Itaú Social e do CIEDS e a receptividade da comunidade escolar ao programa. "Nosso sentimento é de gratidão. Quando começamos já sabíamos que seria um desafio desenvolver o programa em seis meses, e hoje fechando o encontro eu vejo que alcançamos total êxito. Agora é olhar para frente e pensar em, talvez, dar escala para isso", avalia.

A representante do CIEDS, Nathacha Ferreira, explicou que o programa procura fomentar o protagonismo das famílias e alunos. "Todos os atores, que são os gestores escolares, famílias e alunos são motivados a desenvolver a educação integral com ações customizadas, respeitando as particularidades de cada escola", frisou.

O programa foi iniciado em agosto e se consolidou por meio de encontros com os públicos alvo. Na primeira reunião, os gestores da Secretaria debateram as diretrizes de implantação da iniciativa. Na sequência, foram convidados a participar os gestores das dez  unidades de ensino participantes, e depois as famílias.

Plano

Coletivamente, nesta terça-feira, 5/12, os gestores e famílias trocaram experiências e impressões sobre a iniciativa, além da construção de um plano de ação customizado a ser implantado de modo a aprimorar a relação família-escola.

A coordenadora regional de Anápolis, Sonja Lacerda, abriu o encontro agradecendo a Seduce pela oportunidade de participar da iniciativa e destacou a importância da participação da família na escola. "Não se faz educação sem família. Nós somos essenciais, mas vocês são imprescindíveis neste processo", disse aos pais.

Anápolis, 5 de dezembro de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce

[gallery columns="2" link="file" ids="9751,9747,9748,9750,9752,9754"]