Plataforma Freire recebe inscrições para cursos superiores

Prazo vai até o dia 1º de dezembro. Vagas são para professores da rede pública estadual interessados em cursos de graduação e pós-graduação

Até o dia 1º de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) continua recebendo inscrições de professores da rede pública estadual de ensino para cursos de formação inicial (graduação) ou continuada (especialização, mestrado e doutorado) por meio da Plataforma Freire. Os cursos são oferecidos por instituições públicas de Ensino Superior e atenderão exclusivamente professores que estejam no exercício de sua função nas escolas de Ensino Fundamental ou Médio.

As vagas serão disponibilizadas de acordo com o perfil de cada usuário e por isso, ao solicitar a vaga, é obrigatório informar Dados Pessoais, citar a formação básica e graduação (aba Formação Acadêmica) e a experiência profissional na Educação Básica (aba Atuação Profissional). Até o dia 15 de dezembro, as informações serão analisadas pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

Além da primeira licenciatura em diferentes áreas, a plataforma digital do MEC garante o acesso do professor a cursos de especialização em Educação Infantil, Alfabetização, Matemática e Língua Portuguesa, sendo que nestas duas disciplinas com opção para Anos Iniciais ou Anos Finais do Ensino Fundamental.

Os professores que ainda não utilizam a Plataforma devem se cadastrar no sistema por meio do site http://freire.capes.gov.br/. Para isso é necessário clicar na opção “primeiro acesso”. Entre os dados que precisam ser informados estão o número do CPF, e-mail, nome completo e a identificação como professor da rede pública de Goiás.

Depois de efetuar o cadastro, o professor deve retornar à tela inicial, clicar na opção “Já Sou Cadastrado” e fornecer informações como CPF e senha geradas. A partir daí, já poderá usufruir de todas as ferramentas do sistema eletrônico.

Projetada para funcionar de uma maneira simples e didática, a Plataforma Freire é um sistema disponibilizado pela Capes que tem a proposta de criar uma base de dados nacional, reunindo currículos de professores, pesquisadores, estudantes e gestores da Educação Básica de todo o país.

O sistema também permite que a Capes acompanhe a demanda por formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica na rede pública brasileira. Para facilitar o acesso à Plataforma, a Capes desenvolveu um manual explicativo que pode ser acessado no link abaixo. Nele, o professor encontrará informações sobre a finalidade do sistema, como cadastrar o currículo e atualizar informações e ainda solicitar vagas nos cursos superiores e de pós-graduação.