Em Pirenópolis, secretária anuncia criação de Superintendência de Segurança Escolar

Notícia foi dada nesta quarta-feira durante a abertura do II Seminário de Gestores Escolares. Raquel Teixeira anunciou, também, a entrega de 22 escolas na região do DF e a ampliação do projeto Aprender+

A partir de 2018, todos os alunos dos ensinos Fundamental II e Médio das 1.145 escolas da rede pública estadual serão contemplados com o projeto Aprender+. A informação foi dada pela secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, na manhã desta quarta-feira, 22/11, durante a abertura do segundo dia do II Seminário Estadual de Gestores Escolares, que está sendo realizado desde ontem na Pousada dos Pirineus, em Pirenópolis.

O projeto Aprender+, elaborado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio da superintendência de Gestão Pedagógica, utiliza uma metodologia inovadora para garantir avanços ainda maiores no desempenho dos alunos. Até agora, a iniciativa era direcionada somente para as turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, além da 3ª série do Ensino Médio.

Outra boa notícia dada pela secretária foi a conclusão de 22 novas escolas na região do Distrito Federal. “Estamos aguardando apenas os últimos serviços para fazer a entrega à comunidade”, explicou ela, afirmando, em seguida, que a meta é encerrar a atual gestão com 62 novas unidades educacionais em todo o Estado.

“Na área da Educação, o Governo de Goiás tem investido em todas as frentes para garantir aos nossos alunos, professores e gestores todas as condições necessárias para que a aprendizagem aconteça dentro de escolas com boa infraestrutura e cercada por um ambiente de paz e tranquilidade”, frisou Raquel Teixeira.

Dentro dessa série de ações que buscam melhorar a qualidade do ensino, a secretária também anunciou a implantação da superintendência de Segurança Escolar na Seduce. A nova superintendência trabalhará com foco na promoção da cultura de paz, prestará orientação e suporte às escolas e contribuirá para o fortalecimento das políticas públicas nessa área.

Seminário

Na abertura do II Seminário Estadual de Gestores Escolares – Valorizando Experiências e Compartilhando Boas Práticas, Raquel Teixeira destacou a importância do trabalho em parceria com o Instituto Unibanco na formação dos gestores e na mobilização dos alunos por meio do Programa Jovem de Futuro, que estimula o protagonismo juvenil e combate a evasão escolar no Ensino Médio.

Para a secretária, o encontro inova ao propor reflexões e debate sobre o modelo de gestão das escolas brasileiras. “Essa troca de experiências é fundamental para crescermos e avançarmos, pois cria um sentimento de respeito e confiança entre os gestores e nos abre a perspectiva de percebermos que até os erros são boas oportunidades de aprendizado. No fundo, o que acontece aqui é uma prática de inovação que nos dá oportunidade de dialogarmos e trocarmos experiências sobre os bons resultados na rede pública de Goiás e do Ceará, que nos prestigia neste evento. É um método novo e inovador que está mudando para melhor as nossas práticas de gestão”.

O superintendente de Ensino Médio da Seduce, João Batista Peres Júnior também frisou que a parceria com o Instituto Unibanco tem sido muito importante para aprimorar o processo de gestão e de aprendizagem nas escolas públicas de Goiás. “Nesse seminário, os nossos diretores estão tendo uma excelente chance de trocar experiências educacionais e compartilhar as boas práticas que ajudam a transformar a realidade de suas escolas”.

Programação

Com a presença do superintendente de Gestão Pedagógica, Marcelo Jerônimo, Coordenadores Regionais e de cerca de 700 gestores escolares, o II Seminário de Gestores Escolares integra o Programa Jovem de Futuro (PJF), desenvolvido na rede pública estadual desde 2012 e que este ano contempla mais de 600 instituições de Ensino Médio.

A programação do dia prosseguiu com a gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo Gouveia, que explicou os objetivos do encontro. Logo em seguida, o gerente de Desenvolvimento de Soluções do Instituto Unibanco, Alexsandro Santos, proferiu a palestra “O Lugar do Gestor na Gestão para Resultados de Aprendizagem”.

Também foi realizada uma mesa com o tema “As Boas Práticas de Gestão Escolar para Aprendizagem - Participação dos Estudantes" com a participação da gestora Regina Lúcia Tavares dos Santos, do Colégio Estadual Mariano Barbosa Júnior, de Campos Belos; gestor Antônio Roberto de Araújo Souza, titular da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) de Brejo Santo, no Ceará; e do estudante Gleyson Souza da Costa, do C. E. Alvino Pereira Rocha, de Rio Verde.

Terminado o debate, foram formadas quatro Salas de Trabalho Temáticas com o tema central "Saberes e Práticas dos Gestores Escolares: Uma Experiência de World Café". Gestores e coordenadores regionais se dividiram para discutir os temas Gestão Pedagógica, Gestão Compartilhada, Gestão para Permanência dos Alunos e Gestão do Protagonismo Juvenil.

Goiânia, 22 de novembro de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce