Seduce e Instituto Unibanco realizam seminário sobre práticas de gestão escolar para alcançar resultados de aprendizagem

Evento é realizado nos dias 21 e 22 de novembro em Pirenópolis (GO)

Cerca de 700 profissionais da educação de Goiás, dentre gestores escolares e técnicos, participarão nos dias 21 e 22 de Novembro do II Seminário Estadual de Gestores Escolares – Valorizando Experiências e Compartilhando Boas Práticas. O evento será realizado em Pirenópolis (129 quilômetros de Goiânia) pelo Instituto Unibanco em parceira com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

O objetivo do evento é promover a troca entre os profissionais da rede de ensino de Goiás de práticas de gestão escolar para alcançar bons resultados de aprendizagem dos estudantes, especialmente do Ensino Médio, além de celebrar as conquistas alcançadas em 2017.

A programação será aberta pela secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, e pela gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Maria Julia Azevedo Gouveia. Em seguida, será proferida a palestra “O lugar do gestor na gestão para resultados de aprendizagem” pelo gerente de Desenvolvimento de Soluções do Instituto Unibanco, Alexsandro Santos.

A programação também abordará iniciativas de gestão escolar para melhorar a aprendizagem dos estudantes desenvolvidas pelas escolas de Goiás e do Ceará. Os gestores ainda participarão de salas de trabalho, nas quais compartilharão práticas e saberes em temas como Gestão Pedagógica, Gestão Compartilhada, Gestão para Permanência dos Alunos ou Protagonismo Juvenil.

Jovem de Futuro em Goiás

O seminário faz parte do contexto do programa Jovem de Futuro, que é implementado pelo Instituto Unibanco que atua em parceria com a Seduce desde 2012 nas escolas de Ensino Médio. O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional voltada para o aprimoramento contínuo da gestão escolar com o objetivo de melhorar o resultado de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio. Iniciado em 2008, o projeto já foi implantado em dez estados brasileiros e até 2015 beneficiou 2,5 mil escolas estaduais e 1,6 milhão de estudantes do Ensino Médio.

A parceria entre a Seduce-GO e o Instituto Unibanco beneficia 602 escolas públicas de Ensino Médio de Goiás. Os resultados alcançados nestes quatro anos levaram à extensão de cobertura e à adoção do Jovem de Futuro como estratégia de gestão da rede de Ensino Médio. Essa estratégia inclui a mobilização e formação dos agentes públicos de educação, a definição de metas para a rede de ensino e para cada escola, assessoria técnica à equipe da Seduce, acompanhamento das escolas, monitoramento de resultados, entre outras ações, sempre com o envolvimento dos profissionais da educação – técnicos e gestores escolares.

II Seminário Estadual de Gestores Escolares –

Valorizando experiências e compartilhando boas práticas

21 de Novembro22 de Novembro
8h às 8h15 – Credenciamento8h às 8h15 – Credenciamento
8h15 - Abertura da Secretária de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira8h15 - Abertura da Secretária de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira
8h45 - Apresentação dos objetivos do encontro - Maria Julia Azevedo Gouveia, gerente de implementação de projetos do Instituto Unibanco8h45 - Apresentação dos objetivos do encontro - Maria Julia Azevedo Gouveia, gerente de implementação de projetos do Instituto Unibanco
9h - Palestra: O lugar do gestor na gestão para resultados de aprendizagem - Alexsandro Santos, gerente do Instituto Unibanco9h - Palestra: O lugar do gestor na gestão para resultados de aprendizagem - Alexsandro Santos, gerente do Instituto Unibanco
9h40 - Mesa: Boas práticas de gestão escolar para aprendizagem: participação dos estudantes

·         Gestora Rosimeire Aparecida Brasão, do Colégio Estadual Georgina Rodrigues Coelho, regional de Itapuranga, município de Guaraíta.

·         Gestor da rede de ensino do estado do Ceará: Antonio Roberto de Araujo Souza - Coordenador da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 20, município de Brejo Santo.

·         Estudante Leonardo Gabriel Pessoa Dias, 3ª série, Colégio Estadual José Ribeiro Magalhães, regional de Ceres, distrito de Uruíta/Uruana.

·         Gestora Regina Lúcia Tavares dos Santos, do Colégio Estadual Mariano Barbosa Júnior, regional de Campos Belos, município de Campos Belos.

·         Estudante Gleyson Souza da Costa, 3ª série, Colégio Estadual Alvino Pereira Rocha, regional de Rio Verde, município de Rio Verde.

10h40 – Síntese da mesa – Alexsandro Santos10h40 – Síntese da mesa – Alexsandro Santos
11h30 às 17h - Salas de trabalho temáticas “Saberes e Práticas dos Gestores Escolares”: uma experiência de world café

Temas das salas de trabalho:

·         Gestão Pedagógica

·         Gestão Compartilhada

·         Gestão para Permanência dos Alunos

·         Gestão do Protagonismo Juvenil

Temas das salas de trabalho:

·         Gestão Pedagógica

·         Gestão Compartilhada