TeNpo 2017 - Oficinas vão das artes circenses ao break dance
- Detalhes
A Mostra Nacional de Teatro de Porangatu – TeNpo 2017 vai oferecer oito oficinas entre os dias 17 e 19 de novembro, nos turnos matutino e vespertino, que passam pelas artes circenses, maquiagem, interpretação e até pelo break dance. As capacitações são direcionadas a profissionais que já atuam no segmento, mas também a quem está começando a se desenvolver no universo teatral ou mesmo a quem tenha interesse em conhecer melhor a área. As atividades serão realizadas em cinco locais diferentes: Centro Cultural de Porangatu, Academia Sparta, Espaço Banda Municipal Maestro Silvio de Brito, Casarão e Circo Jardim Brasília, montado na Avenida Mutunópolis.
As oficinas serão ministradas por profissionais especializados e reconhecidos no meio teatral brasileiro. As capacitações contarão com artistas vindos do Rio de Janeiro, Acre, Mato Grosso do Sul, Ceará e do próprio estado de Goiás. A coordenação das atividades está sob a responsabilidade de Bruno Peixoto, que é ator, Mestre em Performances Culturais pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e professor na mesma instituição.
Ao longo dos três dias, serão ministradas as oficinas Artes Circenses e Palhaçaria: o jogo cômico, com Anderson Lima, Interpretação: o ator autoral e seu corpo, com Ribamar Ribeiro, Encenação e Direção, com Sidnei Cruz, Danças Urbanas com foco em Break Dance, com Jerry MegaBreake, Maquiagem Artística, com Leleko Diaz, Jogo Dramático Infantil: brincar, escrever, construir e compartilhar nossas histórias, com Marques Izítio, Teatro Educação, com Felipe Sales e Circo, com o Grupo Teatral Limpando o Olho.
Conheça os oficineiros do TeNpo 2017.
Anderson Lima (MS) - Artes Circenses e Palhaçaria
Iluminador cênico, palhaço e ator. Fundador do “Grupo Flor e Espinho”, em Campo Grande (MS), trupe em que trabalhou e coordenou até o ano de 2015. Ganhador do prêmio Amigo da Cultura da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande. Ministra oficinas de Teatro e Circo e participa de mesas e curadorias por todo o país.
Ribamar Ribeiro (RJ) - Interpretação: o ator autoral e seu corpo
Ator, diretor, dramaturgo e sonoplasta. Já escreveu e dirigiu mais de 40 espetáculos teatrais. É diretor artístico de Os Ciclomáticos Companhia de Teatro e da CTI - Comunidade Teatral Independente. É professor da FUNARTE, SENAC Rio e SESC Rio e possui mais de 40 prêmios em todo o Brasil.
Sidnei Cruz (RJ) - Encenação e Direção
Poeta, dramaturgo, diretor teatral e gestor cultural. Também é criador do Projeto Palco Giratório e publicou livros como "Palco Giratório: uma visão caleidoscópica das Artes Cênicas”, “Uma Utopia da Aldeia: cultura e coletividade anônima”, “O Vulcão é o coração da terra” e “A Grande Obra”.
Jerry MegaBreake (GO) - Danças Urbanas com foco em Break Dance
Arte educador da Cultura Hip Hop, oficineiro e professor de dança “BREAK”. Idealizador e ministrante de oficinas de dança do projeto “Dança de Rua (Break Dance)”, em Goiânia, e outros eventos goianienses. Algumas premiações de Jerry: 1º lugar na “Batalha Individual Top B. Boys” (Goiânia/2007), Melhor grupo com o Grupo Mega Break pelo “Festival Consciência Hip-hop” (São Paulo/2008) e troféu “Pé Rachado” de melhor B. Boy do Centro Oeste 2010.
Leleko Diaz (GO) - Maquiagem Artística
Professor do Laboratório de Maquiagem e Figurino dos cursos técnicos em Teatro e Balé, no Instituto em Artes Basileu França. É também figurinista e cabeleireiro e maquiador. Na área de Educação e Artes participa como professor, colaborador e consultor em projetos artísticos em Goiânia.
Marques Izítio (AC) - Jogo Dramático Infantil: brincar, escrever, construir e compartilhar nossas histórias
É diretor teatral, gestor cultural do SESC Acre, professor, ator e realizador de ações culturais como Palco Giratório, Sonora Brasil e SESC Dramaturgias, além de coordenador de festivais em Rio Branco (AC) e ser especialista em teatro educação.
Felipe Sales (CE) - Teatro Educação
É ator, produtor e integrante do grupo de pesquisa “Imagem, Corpo e Tecnologia” da Profa. Dra. Walmeri Ribeiro, do Curso de Cinema da Universidade Federal do Ceará. Como ator de cinema participou do longa-metragem “Homens com cheiro de flor”, de Joe Pimentel, e do curta “O coadjuvante”, de Flávio Benevides Guedes. Também é mestrando no Pós-Graduação em Artes da mesma instituição.
Grupo Teatral limpando o Olho (GO) - Circo
Associação de estudos, pesquisa, montagem e apresentação de espetáculos teatrais e circenses, que atua em Goiás e outros estados brasileiros desde 1997. O Grupo tem a arte teatral e circense, bem como o resgate das cantigas de rodas, brincadeiras e brinquedos da cultura universal, como principal ferramenta para formar, informar, discutir e mobilizar crianças e adolescentes.