Educação e Cultura passam por reestruturação para fortalecer atendimento a novas demandas sociais

A Secretária Raquel Teixeira apresentou na manhã desta sexta-feira, 1º/11, para servidores da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) os novos superintendentes, chefes de núcleo e gerentes da pasta. A solenidade aconteceu no auditório do Condomínio de Superintendências da Vila Nova e foi bastante prestigiada.

Para fortalecer a estrutura da pasta e oferecer um atendimento alinhado às novas demandas sociais, a Seduce promoveu uma ampla reestruturação administrativa, focada nas áreas de educação e cultura.

A secretária Raquel Teixeira lembrou que as modificações são resultado de um estudo iniciado ainda em 2015. Foram fortalecidas as áreas da pasta que trabalham com inclusão, infraestrutura, segurança escolar, integração tecnológica, espaços culturais e patrimônio artístico e cultural, entre outras (Confira lista completa).

Em sua fala, a secretária Raquel Teixeira destacou o espírito de equipe dentro da Secretaria. “Nós temos conseguido via real e via virtual uma sincronia, e acima de tudo temos as mesmas missões, ambições, metas, desejos que estão sendo realizados para construir uma educação que seja cada dia melhor, com alunos que aprendam efetivamente e se realizem”, frisou Raquel Teixeira.

A superintendente de Ensino Fundamental, Márcia Rocha de Souza Antunes, deixa o cargo para assumir a recém-criada superintendência de Inclusão. A antiga posição de Márcia será ocupada por Luciano Gomes de Lima, ex-coordenador regional de Silvânia. Diante do crescente volume de obras da pasta, resultado inclusive de investimento do Governo de Goiás, por meio do programa Goiás Na Frente, o antigo Núcleo de Obras agora passa a ser uma superintendência, que terá à frente o engenheiro civil, Francisco das Chagas Soares Ávila. O coronel Júlio Cesar Mota Fernandes passa a integrar o quadro da Secretaria, ele vai liderar a Superintendência de Segurança Escolar e Colégio Militar. Rosana Cerosino, que já atuava no setor de TI da Seduce, assume a Superintendência de Integração Tecnológica da Informação.

Na cerimônia de apresentação dos novos superintendentes a secretária Raquel Teixeira também apresentou o superintendente de Ensino Médio, João Batista Peres Junior, que já ocupava o cargo havia alguns meses.

Cultura

Na área da cultura foram criadas duas superintendências, a de Patrimônio Histórico e Artístico e a de Preservação de Patrimônio Cultural, a serem encabeçadas, respectivamente, por Maria Abadia Silva e Marcílio Lemos Carvalho. Além das novas superintendências, a Cultura foi agraciada com novos núcleos e chefias para dar suporte às duas superintendências.

A secretária Raquel Teixeira desejou sucesso aos novos colaboradores e servidores que agora ocupam novas funções e enfatizou que o objetivo de todos é atender aluno, artista e atleta. “Na verdade o que a gente quer para a educação, cultura e esporte no fundo é a mesma coisa, ajudar as pessoas a descobrirem o seu propósito nessa vida e terem disciplina, resiliência, força, coragem e fé em Deus para realizarem os seus propósitos”, assinalou a secretária.

Respeito

Em nome dos recém empossados falou a superintendente de inclusão, Márcia Rocha de Souza Antunes. Emocionada, ela agradeceu à equipe de Ensino Fundamental, que liderou por mais de dois anos, e também pela nova oportunidade que recebeu da secretária Raquel Teixeira. “Esta Secretaria merecia as mudanças. Cada aluno e professor merece esta estrutura que está sendo criada, ela é respeitosa e reforça o lema da Seduce que é ‘equidade e excelência’. Não dá para fazer equidade sem pensarmos em todos”, acrescentou a superintendente, que em seguida recebeu uma homenagem da equipe que liderava.

A secretária Raquel Teixeira frisou que o trabalho conjunto precisa continuar e lembrou que é preciso foco para atingir ‘excelência e equidade’. “Nós queremos fazer das nossas escolas um lugar feliz e que elas sejam inspiradoras para todas e todos, e que também aglutinem a comunidade como fonte de prosperidade, inspiração, crescimento da área de segurança, alegria e desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais”, finalizou a secretária.

Marcaram presença no evento os superintendentes, Ivo Cézar Vilela (executiva da Seduce), Marcos das Neves (educação), José Eduardo Siqueira Morais (cultura), além do chefe de gabinete da Seduce, professor Antônio Celso Ferreira Fonseca, Maurício Roriz (Desporto Educacional), Rivael Aguiar (Administração e Finanças)

Também prestigiaram o evento o prefeito de Silvânia, José da Silva Faleiro; prefeito de Gameleira, Wilson Tavares, a primeira dama de São Miguel do Passa Quatro, Fabiana Gomes; ex-prefeito de Leopoldo de Bulhões, Raimundo Nonato, Sonia Ferreira, da Associação Nacional dos Escritores de Brasília, além das coordenadoras regionais, Sonja Lacerda (Anápolis), Idelma Silva (Aparecida de Goiânia), Maria do Socorro Cordeiro (Iberaí).

Goiânia, 10 de novembro de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce