Aflag comemora 48 anos com cerimônia festiva

Raquel Teixeira participou da solenidade e representou o governador Marconi Perillo

Músicas e poemas deram o tom da comemoração dos 48 anos da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), completados neste 9 de novembro. A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, que ocupa a cadeira nº 29 na casa, participou da solenidade e representou o governador Marconi Perillo.

A acadêmica Ana Maria Taveira Miguel iniciou a cerimônia contando como a Aflag vem atuando ao longo desse período e as atividades crescentes da casa. Ana Maria também fez uma viagem pela Cidade de Goiás, lembrando da vida de uma das poetisas mais importantes do País, Cora Coralina.

Em discurso, a secretária Raquel Teixeira se disse feliz e orgulhosa do caminho que a Aflag trilhou nesses 48 anos. "Como secretária, quero reafirmar a parceria da Seduce com a entidade na promoção e patrocínio de eventos. A secretaria é aliada e parceira”, ressaltou Raquel que leu uma mensagem escrita pelo governador Marconi Perillo, que não pôde comparecer ao evento, e que destacou o brilhantismo e o talento das idealizadoras da Aflag.

Ainda durante a solenidade, Raquel Teixeira anunciou a nova superintendente de Patrimônio Cultural de Goiás, Maria Abadia Silva, que deve tomar posse nesta sexta-feira, 10/11. A poetisa e escritora já ocupou os cargos de secretária de cultura de Goiás, Distrito Federal e de Goiânia, além da superintendência do Vapt Vupt.

Programação

As comemorações do aniversário terão sequência neste domingo, 12/11, às 11 horas, no Teatro Goiânia, com a apresentação do consagrado pianista carioca José Carlos Vasconcellos. O recital também homenageia a pianista goiana Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça, falecida em 2005. A parceria envolve a Aflag, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e a Academia Nacional de Música.

História

A Aflag foi fundada em 9 de novembro de 1969 pelas escritoras Rosarita Fleury, Nely Alves de Almeida e Ana Braga. Segundo a atual presidente da entidade, Alba Dayrell, o objetivo era contribuir para a preservação do patrimônio cultural do Estado, abrangendo diversos segmentos artísticos e humanísticos, como a literatura, pintura, escultura, música, dança, teatro e outros. A atual sede, na Rua 132-C nº 114, Setor Sul, foi inaugurada em 2005, cedida em comodato pelo governo estadual.

[gallery ids="8904,8905,8906,8907,8908,8909,8910,8911,8912,8913,8914,8915,8916,8917,8918,8919"]