Teatro Goiânia e Vila Cultural sediam encontro de danças urbanas
- Detalhes
Iniciativa tem patrocínio do Fundo de Arte e Cultura
O Teatro Goiânia e a Vila Cultural Cora Coralina serão palco da 1ª edição do Centro Em Movimento - Encontro de Danças Urbanas, evento que irá reunir grandes nomes da cena nacional das danças urbanas. O encontro será entre os dias 27, 28 e 29/10, com uma programação gratuita que inclui workshop de dancehall, modern urban, house dance, experimental, hip hop e video dance, além de mostra de dança e mesa redonda com coreógrafos e dançarinos ativos na cena.
O Centro em Movimento é um projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), e tem coordenação de Claudinha Fernandes Produções. O objetivo do evento é promover a troca de experiência entre profissionais atuantes no mercado da dança e o público que já atua, aprecia ou quer conhecer um pouco mais sobre a arte.
Entre os coreógrafos e dançarinos confirmados para o encontro estão nomes nacionais, como Danilo D’Alma, Paola Belmonte, Anyel Aram e Naya Fernandes. Profissionais que trazem na bagagem participações nos maiores eventos do país como Rock in Rio, Olimpíadas 2016 e Rio H2K, experiências em grupos no estilo urbano dentro e fora do Brasil.
Além dos workshops, o Centro em Movimento promove a Mostra de Dança no dia 28, que leva ao palco do Teatro Goiânia onze grupos de dança do Estado de Goiás, que passaram por uma seleção criteriosa realizada por uma cuidadosa curadoria. A apresentação dos grupos conta com toda a estrutura técnica e de produção de grandes espetáculos.
Para finalizar o último dia do workshop, haverá uma mesa redonda com os profissionais para discutir sobre o mercado das danças urbanas e cases dos coreógrafos.
Sobre os dançarinos:
Danilo D'Alma fez parte do corpo de baile da Rede Globo em 2001, e participou de vários festivais pelo Brasil. Iniciou na dança contemporânea com o Grupo Tápias/Experimenta e posteriormente foi intérprete criador na peça H3, do Grupo de Rua Bruno Beltrão, onde fez turnês pela Europa, Ásia e América. Ministrou workshops em países como França, Suíça, República Tcheca, Singapura e Los Angeles. Em 2016, Danilo coreografou a Rio2016 Dancers, e este ano, participou do Rock in Rio, durante todos os dias no palco Street Dance.
Paola Belmonte é carioca, graduada em educação física é professora especializada em lyrical jazz e dança moderna na técnica de Lester Norton, desenvolvida em Nova York. Entrou no mundo da dança de rua pelo grupo Ar2urbana. Fez parte do Rock in Rio Dance Crew e da Abertura das Paraolimpíadas. É sócia-diretora do espaço Triarts onde desenvolve um trabalho de formação e inclusão. Paola ministra workshop pelo Brasil, além de participações em vídeos de dança.
Anyel Aram nasceu em Brasília, mas reside no Rio de Janeiro, onde leciona e também é estudante de danças urbanas há 18 anos. Como coreógrafo, há 12 anos, Anyel especializou-se na arte das coreografias para espetáculos e vídeoclipes (Vídeo-Dance como é atualmente conhecido). Coreógrafo e fundador da RM Cia de Dança, foi premiado em vários festivais no Brasil. Ministrou workshops na Alemanha e em Londres.
Naya Fernandes goianiense, começou como bailarina clássica aos três anos de idade, aos 13 foi dançarina do grupo de dança Energia Hip Hop Soul (Goiânia) 2003/2009, assumindo o comando como diretora e coreógrafa de 2008/2009. É coreógrafa e fundadora do grupo The Real. Ministrou aulas em diversas cidades do Brasil. Participou no Rock in Rio 2015, e, como bailarina Senior, na abertura das Olimpíadas Rio2016, dirigida por Deborah Colker. Também participou nesse ano de 2017 no Rock in Rio durante todos os dias no palco Street Dance.
Anote:
1ª edição do Centro Em Movimento - Encontro de Danças Urbanas
Data: Dias 27, 28 e 29/10
Workshops de danças urbanas (somente para os inscritos)
Local: Vila Cultural Cora Coralina - Rua 3, Centro
Data: 28/10
20h30 - Mostra dos Grupos de Dança
Local: Teatro Goiânia – Avenida Anhanguera esq. com Av. Tocantins, Centro
Entrada gratuita: Retirar ingresso no dia 28/10 na bilheteria do teatro, a partir das 10h.