Noite de gala comemora 10 anos do balé do Teatro Escola Basileu França

Secretária Raquel Teixeira prestigiou evento, que contou com apresentações do balé e da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás

A secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, participou na noite desta segunda-feira, 23/10, da primeira noite de gala em comemoração aos 10 anos do Balé do Teatro Escola Basileu França. O evento oficializou os lançamentos da revista eletrônica, do livro e do selo especial alusivo aos 10 anos do Balé.

Em discurso, Raquel Teixeira lembrou que ao assumir pela primeira vez a secretaria, em 1999, a Escolinha de Artes Veiga Valle - como era chamada - ainda era tímida. 'Um pouco da minha história se confunde com a história desse lugar. Quando assumi a pasta, nós trabalhamos muito e acabamos transformando essa escola nessa estrutura fantástica. O Basileu foi a segunda escola de profissionalização de música e artes criada no Brasil, que se consolidou", afirmou.

Ao ressaltar que cabe às artes um papel de propagação, a secretária informou que o Estado de Goiás se prepara para assumir novamente uma Cia de Dança do Estado, com a Quasar. Ela citou ainda que um dos eventos competitivos do Prix de Lausanne, um dos maiores festivais do mundo para jovens estudantes de dança, será realizado em Goiânia, em 2018. "Se der certo, faremos de novo em 2019, para que em 2020 possamos ter o festival aqui. Isso mostra que Goiás vem se consolidando e se fortalecendo no mundo das artes e da cultura em todas as linguagens", reforçou.

Goiás será representado por Carolyne Galvão, aluna de dança do Itego em Artes Basileu França, que foi uma das duas bailarinas classificadas para o Prix de Lausanne. O Prix acontece entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro de 2018, em Lausanne, Suíça. A premiação do evento inclui bolsas de estudo e possibilidade de contratos nas principais companhias de dança. Carolyne Galvão participou do festival em 2016, chegando até à final e ficando entre as 20 melhores bailarinas do concurso.

A coordenadora de dança, Simone Malta, falou sobre os bailarinos que se formaram no Itego em Artes Basileu França e, hoje, são contratados por companhias internacionais de balé, fazendo sucesso pelo mundo e demonstrando a magia da dança. “Essas histórias motivam os novos bailarinos a seguirem na carreira e nos enche de orgulho. Ter um trabalho reconhecido é muito prazeroso, porque permite a realização dos sonhos dos alunos”, ressalta.

Ainda durante os pronunciamentos, o superintendente de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED) Mauro Faiad, que na ocasião representou o secretário da pasta, Francisco Gonzaga Pontes, ressaltou que dar sequência ao trabalho é um desafio enorme e que o Itego em Artes Basileu França nunca teve negado seus pleitos. "Essa é a segunda maior rede de educação tecnológica do País e o Estado não tem deixado de atender as demandas da unidade", disse ao sugerir aos coordenadores que o próximo passo seja interiorizar o balé, levando a arte para outros cantos do Estado.

Comemorações

As comemorações dos 10 anos do Balé se estendem para as noites de Gala nos dias 26 a 29 de outubro as quais terão apresentações de dança com participação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. No repertório do balé estão programadas suítes de Giselle, La Bayadère e Dom Quixote. Estes eventos estão previstos para às 20h, nos dias 26, 27 e 28 de outubro; e às 19h30 no domingo, dia 29, no Teatro Escola Basileu França.

Dentre os solistas convidados para a programação estão o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes; Eliabe D´Abadia, da Royal Danish Ballet da Dinamarca; Leusson Muniz e Armando Barros, da Joburg Ballet da África do Sul e Luiza Boaventura, primeira bailarina do Alabama Ballet, dos Estados Unidos. O evento também vai contar com a participação das bailarinas goianas Aline Selanni e Wanessa Paula de Souza e do bailarino Dhaniel Amaral, ex-integrantes do Balé do Teatro Escola Basileu França.

[gallery ids="8395,8394,8393,8392,8391,8390,8389,8388,8397"]