Escolas da rede estadual se destacam no prêmio Professores do Brasil

Etapa Estadual selecionou projetos dos colégios estaduais de Novo Planalto, Itumbiara, Rio Verde e Goiânia. Resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira, 19/10

Quatro instituições de ensino da rede pública estadual são destaque na 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil por estarem entre as selecionadas na etapa Estadual. São elas o C. E. Ana Maria Torres, de Novo Planalto; C. E. Dom Veloso, de Itumbiara; C. E. Manoel Ayres, de Rio Verde; e C. E. Professor Pedro Gomes, de Goiânia. Como prêmio, cada uma receberá uma placa em sua homenagem. No total serão premiadas 486 escolas em todo o país, sendo três iniciativas selecionadas dentro de seis categorias.

Criado em 2005, o Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com diversas instituições que busca estimular, reconhecer, divulgar e premiar os professores da rede pública de Educação Básica que desenvolvam boas ações que contribuam para a melhoria do Ensino Fundamental e Médio.

O prêmio é dividido em seis categorias e possui três fases de premiação: Estadual, Regional e Nacional. Nesta primeira etapa são indicadas 18 instituições de ensino, que representam cada um dos Estados Brasileiros. A próxima fase é a Regional, que classificará os 30 melhores relatos de experiências pedagógicas desenvolvidas nas escolas. E, por fim, acontece a Nacional, no dia 6 de dezembro, quando serão premiadas as seis melhores experiências inscritas na 10ª edição do prêmio.

As seis categorias do prêmio são: Creche (educação infantil); pré-escola (educação infantil); ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos (anos iniciais do Ensino Fundamental); 4º e 5º anos (anos iniciais do Ensino Fundamental) e 6º ao 9º ano (anos finais do Ensino Fundamental).

Premiação

A próxima fase de premiação será a Regional, prevista para ser realizada no dia 31 de outubro. Nesta etapa são indicados 162 projetos, sendo escolhido apenas um representante de cada região brasileira. Trinta educadores, sendo um por categoria de cada região, receberão como prêmio troféu, R$ 7 mil em dinheiro e uma viagem de 8 dias para a Irlanda, em 2018, com direito a participar de curso capacitação custeado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes).

Na etapa Nacional, além dos prêmios recebidos nas etapas Estadual e Regional, os seis professores autores dos melhores relatos (um de cada categoria), dentre os 30 classificados na etapa Regional, receberão adicionalmente, cada um, R$ 5 mil e troféu. Já as escolas serão premiadas com placas comemorativas e equipamentos de informática/conteúdo educacional que facilitem o processo de ensino/aprendizagem, fornecidas por parceiro do prêmio.

A 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil também premiará os educadores com trabalhos inscritos nas temáticas especiais: "O Esporte Como Estratégia de Aprendizagem", "Conservação e uso Consciente de Água", "Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Inovação Educacional" e "Estímulo ao Conhecimento Científico por Meio da Inovação".

Além disso, os premiados têm a chance de participar do programa Sala de Professor e Salto para o Futuro, da TV Escola, além de terem seus trabalhos publicados e divulgados pelo MEC e instituições parceiras. Para conferir as instituições de ensino selecionadas acesse o link http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/images/pdf/resultado/go.pdf

Veja aqui também a lista dos Premiados em Goiás