Raquel Teixeira abre programa de capacitação do Jubs 2017 no Centro de Excelência 

Detalhes

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, abriu o programa de capacitação de voluntários dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2017, na manhã desta terça-feira, 17/10. Na ocasião, a secretária, acompanhada do presidente da Agência Goiana de Transporte e Obras de Goiás, Jayme Rincón, e de dirigentes da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU) visitou as instalações do Centro de Excelência do Esporte (CEE), que será o principal palco do evento.

A partir desta quinta-feira, 19/10, o Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia, receberá grande parte das disputas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), a maior competição poliesportiva do gênero na América Latina. Será a primeira vez que a grandiosa praça esportiva receberá um evento que contemplará plenamente seu potencial.

Raquel Teixeira ressaltou que será a primeira oportunidade de mostrar ao mundo e aos atletas o espaço multifuncional. “Além dos locais para as competições, o centro tem laboratórios, alojamento, restaurante. Ele foi criado para a formação de atletas de grande rendimento”, afirmou a secretária ao lembrar que Goiás já sediou o JUBs de 1969, 1985 e em 2013, além de ter recebido com maestria outros eventos grandiosos como o Campeonato Mundial de Futsal Universitário 2016.

A política de esporte de Goiás começa desde o desporto escolar, incluindo e incentivando crianças e adolescentes a praticarem atividade física. As ações para a pasta incluem as bolsas de fomento Pró-Esporte e Pró-Atleta, que beneficiam mais de 50% dos atletas-alunos que vão participar das competições dos Jubs. “Goiás se consolida como um estado que investe em formação de atletas desde a base até o alto rendimento”, frisou Raquel.

O evento, que deve movimentar cerca de R$ 1 milhão, será realizado em 17 praças esportivas espalhadas pelas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Trindade. “O goianiense é apaixonado por esporte e nós ficamos felizes em sediar os jogos com espaços adequados, como o Centro de Excelência. É uma vitória para o governo de Goiás e para a Agetop. Nossa estrutura foi um dos fatores que influenciaram a escolha de Goiás como sede desta edição do JUBs. Nós estamos inserindo Goiás definitivamente no Calendário Internacional de grandes eventos esportivos”, destacou o presidente da Agetop, Jayme Rincón.

O presidente da CBDU, Luciano Cabral, convidou a população a participar das competições e enfatizou uma das novidades desta edição. “Teremos pela primeira vez o paradesporto nas modalidades de Tênis de Mesa, Atletismo e a Natação, com atletas que já disputaram  as paraolimpíadas e aqueles que estão selecionados para as próximas paraolimpíadas”. Outra novidade é a competição coletiva de jogos eletrônicos. Depois da estreia do futebol virtual (individual), em Cuiabá/2016, Goiânia receberá o League of Legends (LoL), um jogo de estratégia online com mais de 100 milhões de adeptos por todo o mundo.

Voluntariado

No decorrer desta terça-feira, os cerca de 300 voluntários de Goiás e outros sete estados, passarão por um curso de capacitação, no qual representantes da CBDU darão informações sobre o esporte universitário, detalhes do JUBs, a importância do voluntariado em grandes eventos, além do treinamento específico de cada área. Os voluntários vão trabalhar nas áreas técnica, de saúde, transporte, turismo, hospedagem, direito e comunicação.

 

Estrutura

Os JUBs reunirão cerca de 7 mil pessoas envolvidas no evento, entre alunos-atletas, dirigentes, comissões técnicas, voluntários, árbitros e Comitê Organizador. É o maior público da história. O CEE será o quartel general do evento, com disputas no Ginásio Rio Vermelho, na pista de atletismo do Estádio Olímpico, além de explorar toda a estrutura do Laboratório de Capacitação.

Este abrigará a estrutura técnica do evento, competições nas quadras poliesportivas elevadas, além da instalação do Boulevard dos Atletas – onde os competidores terão acesso a atividades culturais, música, games e vários outros entretenimentos –, além do refeitório.

Jubs

A maior competição universitária da América Latina chega em Goiás nesta quinta-feira, 19/10. A 65ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros, com 20 modalidades em disputa, será realizada até o dia 28 de outubro.

A abertura oficial está marcada para o próximo dia 19, a partir das 19 horas, no Ginásio Rio Vermelho, com um show da dupla sertaneja Israel e Rodolffo. O ingresso pode ser adquirido mediante troca por 1 Kg de alimento não perecível (exceto açúcar e fubá). Os bilhetes já podem ser adquiridos na recepção instalada no Estádio Serra Dourada, no Jardim Goiás, das 8h às 18h.

Neste ano, a expectativa é receber mais de 4,5 mil atletas e paratletas de 26 estados e do Distrito Federal, além de delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Goiás será representado por 170 atletas-alunos de oito universidades públicas e privadas.

Serão disputadas 20 modalidades: atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, basquete 3×3, handebol, taekwondo, JUBs acadêmico, esportes eletrônicos (Fifa e League of Legends) e vôlei. Natação, tênis de mesa e atletismo também serão disputados no paradesporto.

Realização

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

Credenciamento

O credenciamento da imprensa está sendo realizado por meio do link: http://cbdu.org.br/cadastro/imprensa

Praças esportivas

Com praças esportivas espalhadas pelas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Trindade, os Jogos Universitários Brasileiros – JUBs 2017 contarão ao todo com 17 locais para receber os atletas durante as duas semanas de competição – de 19 a 28 de outubro. O palco principal do evento, o Centro de Excelência do Esporte de Goiânia, sediará o Boulevard dos Atletas, o refeitório, as salas do Comitê Organizador e algumas modalidades. Confira aqui o documento completo, com os endereços das praças esportivas.

 

[gallery link="file" ids="8203,8205,8206,8207,8208,8209,8210,8211,8212,8213,8214,8215"]

 

Comunicação Setorial da Seduce

Goiânia, 17 de outubro de 2017