Livro escrito por criança inspira projeto de incentivo à leitura em escolas públicas de Goiás
- Detalhes
Iniciativa tem patrocínio do Fundo de Arte e Cultura
O jovem João Luiz, de apenas oito anos, se prepara para sua estreia no mundo literário. Ele é autor do livro O Primeiro Ovo, ilustrado por Francisco Veiga, que será lançado na próxima segunda-feira, 9/10, às 20h, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. O evento contará com a presença da já veterana escritora Dinorá Couto Cançado, que ministrará palestra sobre Leitura, Cidadania e Transformação Social. O livro, e todo o projeto que o envolve, tem patrocínio do Fundo de Arte e Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).
João Luiz da Silva Meireles Mourão é apenas um garoto e, embora esteja lançando seu livro somente agora, ele escreveu O Primeiro Ovo aos seis anos de idade. Além de Goiânia, a obra percorrerá também as cidades de Goiás e Corumbá de Goiás, escolhidas por serem berço de importantes escritores da literatura goiana, como Hugo de Carvalho Ramos e Cora Coralina, e Bernardo Élis e José J. Veiga, de Corumbá de Goiás. Todas as escolas que receberem o projeto serão também contempladas com exemplares do livro para suas bibliotecas. As oficinas são gratuitas.
Nestas cidades João Luiz promoverá não só o lançamento de O Primeiro Ovo, com palestras e um contato direto com as outras crianças de sua mesma faixa etária, entre 5 e 8 anos, sobre o processo de criação do seu livro, mas também movimentará escolas municipais com oficinas de criação de brinquedos artesanais e brincadeiras antigas, que serão ministradas por Wender Francisco de Assis.
O projeto
O projeto do livro é coordenado pela mãe de João, Graziene Moreira, gestora cultural e mãe de outros dois meninos, (Benjamim, 10 e Pedro Jeremias, 7), todos incentivados a ler, jogar bola e ter um contato próximo com a natureza desde bem cedo. Ela conta que o livro surgiu da maneira mais espontânea possível, pegando até ela mesma de surpresa.
Orgulhosa, a mãe ressalta que o estímulo à leitura dentro de casa começou bem cedo e foi algo tão natural que se tornou um hábito. A escola dos garotos também foi grande influenciadora por meio de um projeto de “ciranda do livro”, em que cada criança deveria levar um livro para a sala de aula e, ao final da leitura, repassar ao colega. Assim, levava quase que todo o ano letivo para que tivesse seu livro de volta. “João lia, apenas na escola, uma média de 20 livros por ano. Isso foi muito relevante”, pontua Graziene.
Segundo a mãe de João, seu objetivo principal com o projeto como um todo é contribuir, ainda que minimamente para despertar, nas crianças que vão participar das oficinas e receber o livro gratuitamente, um desejo pela leitura.
Palestra destinada a pais e professores
A palestra Leitura, Cidadania e Transformação Social, a ser ministrada por Dinorá Cançado, é destinada não só a professores, pais e mães de crianças e demais profissionais que circundam o universo da educação infantil, mas também a todos os interessados por arte e educação.
No encontro, Dinorá irá comentar estudo sobre pesquisa a respeito de projetos de fomento à leitura desenvolvidos em escolas, bibliotecas, bem como os de iniciativas da sociedade civil, levados adiante por atores sociais, na maioria das vezes informais, no Distrito Federal (DF).
Confira o cronograma de lançamento do Livro
O Primeiro Ovo – de João Luiz da Silva Meireles Mourão
Goiânia – 9/10 (segunda-feira)
Encontro com João Luiz e Dinorá Couto Cançado
Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro
Horário: 20 horas
Entrada gratuita
Corumbá de Goiás – 17/10 (terça-feira)
Encontro com João Luiz (e Dinorá?)
Local palestra: Cine Teatro
Horário: 19:30
Oficina com Wender Francisco de Assis
Local: Escolas Municipais Bernardo Élis, Benedito de Fontes Leal, Benigno Gomes Teles, Feliciana de Sousa Leite – turno matutino e vespertino
Cidade de Goiás – 18/10 (quarta-feira)
Encontro com João Luiz (e Dinorá?)
Local palestra: Espaço Conviver
Horário: 19:30
Oficina com Wender Francisco de Assis
Local: Escola Municipal Sonho Infantil – turno vespertino
Goiânia – 20/10 (sexta-feira)
Oficina com Wender Francisco de Assis
Local: Escola Municipal Ary Ribeiro Valadão Filho – turno vespertino
Goiânia, 6 de outubro de 2017
Comunicação da Seduce Goiás