Região do entorno de Brasília terá mais duas escolas de tempo integral

A partir do segundo semestre de 2021, o entorno de Brasília terá mais duas escolas de tempo integral, em Águas Lindas e Novo Gama. Em Águas Lindas, será o primeiro Centro de Ensino em Período Integral (Cepi).

A região do entorno de Brasília terá mais duas escolas públicas estaduais de tempo integral, a partir do segundo semestre de 2021. O Colégio Estadual Rocha Leal, de Águas Lindas, e o Colégio Estadual Antônia Chaves das Dores, de Novo Gama, serão convertidos em Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), com jornada escolar de 9 horas diárias, três refeições por dia e currículo dinâmico e flexível.

Águas Lindas terá sua primeira escola estadual de tempo integral, enquanto Novo Gama somará três Cepis. Ao todo, a região do entorno de Brasília contará agora com 19 unidades deste modelo, que apresenta melhores resultados educacionais e maiores chances de o estudante ingressar no Ensino Superior. Ao todo, a rede estadual de ensino em Goiás possui atualmente 151 escolas de tempo integral e está em processo de implantação de mais 13 unidades para o segundo semestre.

A ampliação do número de Cepis atende a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) e a meta 3 do Plano Estadual de Educação (PEE), que visam oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica, até 2024.

Sala de aula da rede estadual de ensino em 2019

Ensino em tempo integral: melhores resultados

De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade da educação no Brasil, os estudantes das escolas de tempo integral apresentam maiores taxas de aprovação e melhor desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. Eles também têm maior chance de ingressar no Ensino Superior, segundo uma pesquisa do Instituto Sonho Grande (ISG).

“Enquanto a média do Ideb da rede estadual é 4,7 no Ensino Médio, a média das escolas de tempo integral nessa fase é 5,2. No Ensino Fundamental II, a média da rede é 5,4, enquanto a das escolas de tempo integral é 5,8”, destacou a superintendente de Educação Integral da Seduc, Márcia Rocha.

Outros benefícios da escola em tempo integral

Ainda de acordo com a superintendente, o modelo de ensino em tempo integral não consiste apenas em passar mais tempo na escola. O foco do Cepi é o desenvolvimento integral do estudante, em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. E com mais tempo disponível na escola, é possível trabalhar a educação integral de forma mais aprofundada.

Márcia Rocha também explica que, durante o dia na escola, o aluno não participa somente de aulas teóricas, mas também de práticas de laboratório, projetos científicos e clubes juvenis. Ao longo do ano, o estudante é acompanhado por um professor tutor, que irá auxiliá-lo nos estudos e no desenvolvimento de seu projeto de vida.

Laboratório de ciências do Cepi Luis Perillo, em Goiânia

O projeto de vida é o plano que o estudante constrói para seu futuro pessoal, acadêmico e profissional, com metas, objetivos e sonhos. Esse plano é o tema de um componente curricular próprio, na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, mas também é o fio condutor de todas as aulas e atividades dos Cepis.

Sala de projeto de vida de escola de tempo integral
Sala de projeto de vida de escola estadual de tempo integral

Outro diferencial da escola de tempo integral é o currículo dinâmico e flexível, que dá mais autonomia ao aluno em relação a seu estudos. Além dos componentes curriculares obrigatórios, a escola oferece componentes curriculares que são escolhidos pelo estudante de acordo com seus interesses e afinidades, em diferentes áreas do conhecimento.

Implantação no entorno de Brasília: Águas Lindas e Novo Gama

A coordenadora regional de Educação de Águas Lindas, Lena Vânia Cordeiro, relata que os estudantes da comunidade estão animados com a implantação do novo Cepi. “Para nós é um sonho que será realizado. A maioria dos alunos quer estudar lá porque é uma novidade. Também tivemos muita procura de professores para trabalhar na unidade escolar”, conta ela.

Em Novo Gama, o terceiro Cepi do município está localizado no centro da cidade e é resultado de uma série de conversas com os pais, alunos e professores do colégio. “Fizemos várias reuniões para chegar a essa decisão. Falamos do grande potencial do Cepi, destacando que, nesse modelo de ensino, o aluno poderá ter um futuro diferente”, afirma a coordenadora regional de Educação de Novo Gama, Carla Helena.

Em Águas Lindas, a Coordenação Regional de Educação (CRE) também está atendendo os pais e esclarecendo dúvidas sobre o novo modelo e a ampliação do horário das aulas.