Colégios de Goiás ilustram livro fotográfico

Detalhes

Obra é de autoria do fotógrafo Eder Chiodetto, convidado pelo Instituto Unibanco para retratar experiências de diretores de unidades de ensino atendidas pelo programa Jovem de Futuro

 

Cinco colégios da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás) ilustram o livro Ser Diretor, do fotógrafo Eder Chiodetto. A obra, que reúne fotografias e depoimentos de diretores das unidades de ensino, foi destaque de uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, publicada neste sábado, (30/9).

O autor também registrou histórias de diretores de outras 25 unidades de ensino em cinco estados, além de Goiás. O livro foi encomendado ao fotógrafo pelo Instituto Unibanco, criador do Programa Jovem de Futuro em 2008. O objetivo da narrativa foi contar histórias que demonstrassem os desafios da educação brasileira e como o Programa tem contribuído para a melhoria do processo de ensino aprendizagem nos seis estados parceiros do Instituto.

O livro também foi apresentado no Seminário Internacional Caminhos para a Qualidade da Educação Pública, realizado nos dias 27 e 28 de setembro, em São Paulo-SP, pelo Instituto Unibanco, jornal Folha de S. Paulo e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Em Goiás, foram visitados, entre os dias 27 e 31 de março de 2017, os colégios estaduais Irmã Gabriela (Goiânia), Professor José Reis Mendes (Trindade), Rosa Turisco de Araújo (Anicuns), e Professor Antônio Marco de Araújo e Dona Torinha, os dois últimos em Luziânia.

Roteiro

O ponto de partida de Chiodetto em Goiás foi o Colégio Estadual Irmã Gabriela, situado no bairro Conjunto Riviera, na região sudeste da capital. Lá ele entrevistou o diretor Weberson de Oliveira Moraes, que disse se orgulhar da placa instalada à frente da unidade de ensino. Ela estampa o 11° lugar no desempenho do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também está registrada no livro a implantação, por parte do diretor, de feiras e outras formas criativas de ensino que engajaram os estudantes.

Ainda na Região Metropolitana de Goiânia (RMG), Chiodetto visitou o Colégio Estadual Professor José Reis Mendes, dirigido por Wannessa Cardoso e Silva - à frente da unidade desde 2011.  No livro, o autor conta que a diretora relatou o desafio de comandar uma escola na periferia, mas que também tem motivos para se orgulhar do trabalho. Segundo ele, a diretora cita o ingresso de ex-alunos na Universidade Federal de Goiás (UFG).

O orgulho da diretora do Colégio Estadual Rosa Turisco de Araújo, Vanuza Bizerra dos Santos, ilustra a passagem de Chiodetto pelo município de Anicuns. Ela relatou a ele que, dos 180 alunos que se formaram em 2016, 83 ingressaram em cursos superiores.

Destaque

Um dos depoimentos que mais chamaram a atenção de Chiodetto foi o da diretora do Colégio Estadual Professor Antônio Marco de Araújo, de Luziânia, Eliane Lara Ribeiro Moraes, destacado na reportagem da Folha. No livro, o fotógrafo conta que a diretora da unidade de ensino, que tem 1.287 alunos, relatou o desafio de trabalhar em uma região marcada pela violência e outros problemas sociais. Apesar disso, a diretora contou ao autor que se sentia realizada porque, no período de um ano, o colégio que dirige saltou da posição 498 para a 258 no ranking do Instuto Unibanco, que contempla 670 escolas.

As histórias de alunos que superaram as dificuldades para cursar o ensino superior é uma das razões que alimentam o ânimo da diretora do Colégio Estadual Dona Torinha, Rosana Mara de Paiva Marins Campos, também em Luziânia. O registro está na página 151 do livro de Chiodetto. O relato vem acompanhado da história profissional da diretora que começou a lecionar a disciplina de história, e fez da educação uma missão de vida.

Na obra também estão relatadas peculiaridades da aventura de Chiodetto nos 6.590 km percorridos em 37 dias pelos estados Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte. Bem-humorado, o autor brinca ao contar os imprevistos e destacar os aspectos da culinária regional de cada estado.

Fórum

Nesta quarta-feira, 4/10, tem início o III Fórum Estadual de Agentes Jovens: Diálogos sobre Gestão Escolar, realizado no município de Pirenópolis, a 120 km de Goiânia. A expectativa da organização do evento é reunir mais de 600 estudantes e 120 profissionais da educação. O evento segue até esta quinta-feira, 5/10.

O programa Jovem de Futuro está presente em 605 escolas públicas de Ensino Médio de Goiás. A parceria entre a Seduce e o Instituto Unibanco para a implementação do Jovem de Futuro acontece desde 2012.

 

A íntegra do livro pode ser acessada na internet, basta clicar aqui.

 

Foto: Reprodução do livro

 

Goiânia, 3 de outubro de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce