Goiás na Ponta do Lápis recebe inscrições até 20 de outubro

Uma alimentação mais saudável foi o tema adotado este ano pelo concurso de redação, desenho, fotos e vídeos

Em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), o jornal Tribuna do Planalto está promovendo o tradicional concurso Goiás na Ponta do Lápis, que este ano selecionará e premiará as melhores redações, desenhos, fotos e vídeos com o tema "Educação Alimentar - Em Busca de uma Vida Saudável".

O concurso, que está em sua 13ª edição, é direcionado aos estudantes da rede pública estadual que estejam regularmente matriculados nas turmas do Ensino Fundamental e Médio em todo o Estado e foi criado com o objetivo de estimular a reflexão e o debate em sala de aula sobre temas importantes para a formação integral dos alunos.

A edição 2017 do concurso traz como principal novidade a mudança na forma de inscrição, que agora passa a ser de responsabilidade das 40 Coordenações Regionais de Educação, Cultura e Esporte. Elas definirão qual o número de alunos por escola e efetivarão as inscrições no sistema eletrônico criado pelo jornal especificamente para este fim: www.tribunadoplanalto.com.br/concurso.

No total estão garantidas 330 mil inscrições, distribuídas entre os alunos do Ensino Fundamental (incluindo a Educação de Jovens e Adultos/EJA) e o Ensino Médio de toda a rede estadual.

Premiações regionais

Para não atrapalhar a participação dos alunos nas avaliações de conhecimento como a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no mês de outubro, a parte pedagógica do concurso só terá início a partir do dia 1º de novembro.

As premiações regionais terão início no dia 27 do mesmo mês e a solenidade de premiação final será realizada no dia 14 de dezembro no auditório da Assembleia Legislativa de Goiás. Na fase regional, os alunos classificados em primeiro lugar de cada categoria receberão bicicletas como prêmios. Já na etapa final, os prêmios serão TVs, tablets, notebooks, smartphones, bolsas de estudo (Ensino Superior) e viagem para Caldas Novas com estadia paga.

Enoel Júnior, coordenador geral do Goiás na Ponta do Lápis, explica que o concurso este ano foi dividido em sete categorias, de forma a ampliar ainda mais a abrangência da iniciativa. As categorias este ano são:

• Categoria A - Estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental (Desenho Livre)
  • Categoria B - Estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (Fotografia acompanhada de um relato)
  • Categoria C - Estudantes do 6] e 7º anos do Ensino Fundamental (Poema)
  • Categoria D - Estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (Crônica)
  • Categoria E - Estudantes do Ensino Médio - Paródia
  • Categoria F - Estudantes da EJA Fundamental e Ensino Médio (Memórias)
  • Categoria G – Unidade escolar (Produção de vídeo)

GOIÁS NA PONTA DO LÁPIS - GUIA DO PROFESSOR E REGULAMENTO