Instituto Gustav Ritter recebe curso sobre Harmonia Funcional e Improvisação
- Detalhes
Iniciativa tem patrocínio do Fundo de Arte e Cultura
Mais 70 professores e alunos do Núcleo de Música do Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter, unidade da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), além de pessoas da comunidade interessados no tema, participam do curso de Harmonia Funcional e Improvisação, ministrado pelo violonista e produtor musical Luiz Chaffin.
Com duração de 30 dias o curso visa aprimorar estudo dos acordes e as relações entre eles. Luiz Chaffin explica que durante os encontros os participantes terão a oportunidade de aprender sobre como relacionar com a melodia, harmonizar e rearmonizar músicas, base para composição, arranjo, improvisação, análise e criação de progressões harmônicas.
“Esse estudo é muito importante para que o aluno consiga tirar músicas de ouvido, cifra-las, montar escalas e acordes, acompanhar músicas, aplicar os acordes e escalas dentro de uma sequência harmônica e muito mais”, ressalta Chaffin.
O Curso de Harmonia Funcional e Improvisação tem o apoio da Seduce, por meio do Fundo de Cultura do Estado de Goiás, e do Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter.
Luiz Chaffin
Formado em violão clássico pelo Conservatório de Música do Rio de Janeiro, atua no mercado fonográfico e de shows há mais de uma década, tendo tocado com grandes nomes da MPB, como Simone, Zélia Duncan e João Caetano. Fez várias apresentações no Brasil e no exterior, como no Montreux Jazz Festival. Excursionou pela América Latina, Europa e Brasil se apresentando e dirigindo o grupo Solo Brasil ao lado da cantora goiana Maria Eugênia. Atualmente dirige e produz discos e shows para vários artistas goianos.
SERVIÇO:
Curso de Harmonia Funcional e Improvisação
Data: 12/9 a 11/10
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Instituto Gustav Ritter – Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 237 - Campinas