Goiana fatura ouro no Pan Americano de Taekwondo
- Detalhes
A goiana Dangela Guimarães conquistou, na quarta-feira (30/8), medalha de ouro no Pan Americano Juvenil de Taekwondo, que é disputado na Costa Rica. A atleta, que tem 16 anos, é treinada pelo próprio pai e representa Goiás na competição internacional graças ao benefício que recebe do Pró-Atleta e Pró-Esporte, programas de incentivo da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).
Dangela competiu pela categoria até 46kg. Para chegar ao lugar mais alto do pódio, precisou vencer quatro lutas. Começou derrotando uma concorrente panamenha, depois canadense. Já na fase decisiva, a brasileira superou uma oponente dos Estados Unidos e uma do México, que ficaram com as medalhas de bronze e prata, respectivamente.
“Essa foi a minha última competição na categoria Júnior. Estou muito feliz, porque consegui fechar com chave de ouro essa etapa da minha vida. Agora vou focar na categoria Adulto para continuar conquistando os meus objetivos”, disse a atleta, que está prestes a completar 17 anos. “Meu sonho é participar das Olimpíadas 2020, em Tóquio”, relatou.
O pai da goiana, Edgar Guimarães, confessou estar duplamente orgulhoso. Além de vibrar com a vitória pessoal da filha, ele celebrou o fato de ter sido convocado para ser técnico da seleção brasileira. A delegação que disputou o Pan Americano foi composta por 20 atletas. “Essa competição foi muito especial. Ser técnico, treinar minha filha e vê-la no pódio é uma sensação incrível”, disse Edgar.
Dangela continua na Costa Rica até a próxima semana, quando disputará o Costa Rica Open já pela categoria Adulto. O torneio começa no dia 2 de setembro. O retorno de Dangela e Edgar ao Brasil está previsto para o dia 5 de setembro. “Esperamos retornar com mais uma medalha na bagagem”, finalizou o técnico.
Goiânia, 31 de agosto de 2017
Comunicação da Seduce Goiás