Público comparece em peso ao lançamento de “Contrarquitetura” no MAC
- Detalhes
A abertura da exposição “Contrarquitetura” reforçou ontem o acerto do investimento do Governo de Goiás nas áreas de Arte e Cultura. Reaberto após adequação de itens de segurança, iluminação e piso, o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) recebeu um excelente público para conferir o trabalho do artista plástico goiano Juliano Moraes.
Cerca de 500 pessoas conferiram a mostra em primeira mão e perceberam que as esculturas, desenhos e instalações – muitas delas elaboradas a partir de materiais inusitados - questionam a arquitetura social e levam a refletir. As obras permanecem abertas à visitação até 20 de outubro, com entrada franca (confira horários abaixo).
“Contrarquitetura” tem incentivo cultural da Lei Goyazes, instrumento da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce). A curadoria é de Gilmar Camilo e a produção, de Guilherme Wohlgemuth. Para Camilo, a mostra reafirma a importância de um artista que ajudou a transformar as artes em Goiás na década de 1990 e que retorna agora ao MAC com uma obra amadurecida.
Reabertura
O MAC foi o primeiro prédio a receber intervenções no processo de reforma do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Ao reabrir o Museu, o superintendente de Ação Cultural, Nasr Chaul, lembrou que este é um trabalho complexo, uma vez que o projeto leva a assinatura de Niemeyer, e destacou o empenho das equipes para devolver o local ao público.
Chaul representou a secretária estadual de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira. Ao lado dele, a coordenadora do MAC, Márcia Pires, deu boas-vindas aos visitantes e ressaltou a escolha de Juliano Moraes, um dos principais nomes da arte contemporânea no Estado, para reabrir o Museu.
O chefe do Gabinete Gestor do CCON, Lisandro Nogueira, a vereadora Dra. Cristina, o deputado estadual Wagner Siqueira, o superintendente de Ensino Médio da Seduce, João Batista Peres Júnior, o superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças, Rivael Aguiar Pereira, foram algumas das autoridades que prestigiaram o evento.
O artista plástico Pitágoras Lopes saiu entusiasmado com o que viu em “Contrarquitetura”. Para ele, a arte contemporânea não é decorativa, e sim crítica e instigadora, como o trabalho de Juliano Moraes. Outros artistas goianos também marcaram presença, entre eles Kboco, Marcelo Solá, Rossana Jardim, Rodrigo Godá e Helô Sanvoy.
O vernissage foi acompanhado ainda por jornalistas, publicitários e pelos membros do conselho consultivo do MAC Fernando Costa Filho, Vânia Abrão e Maria Elízia Borges.
Serviço
Exposição “Contrarquitetura”, de Juliano Moraes
Visitação pública: 30 de agosto a 20 de outubro de 2017 (das 9 às 17 horas, de terça a sexta-feira, e das 11 às 17 horas, aos sábados, domingos e feriados)
Local: Museu de Arte Contemporânea de Goiás/Centro Cultural Oscar Niemeyer (Avenida Deputado Jamel Cecílio, nº 4.490, Quadra Gleba, Lote 1, Setor Fazenda Gameleira – Goiânia, Goiás)
Entrada franca
Mais informações e agendamento de grupos: (62) 3201-4923/ Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
[gallery ids="6817,6816,6818,6815,6814,6813"]