Superintendência de Ensino Médio promove mais uma formação SGP

Encontros formativos serão realizados de agosto a outubro nas 40 Coordenações Regionais. Público alvo são os Tutores Educacionais e diretores de Núcleos Pedagógicos

Até o dia 17 de outubro, todos os Tutores Educacionais (TEs) e diretores de Núcleos Pedagógicos (DNPs) das 40 Coordenações Regionais de Educação (Crece) estarão participando do II Encontro de Formação sobre o Sistema de Gestão de Projetos (SGP), que está sendo promovido pela Superintendência de Ensino Médio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

A capacitação, que teve início no dia 4 de agosto, está sendo oferecida em 15 polos da rede pública estadual. De acordo com o superintendente de Ensino Médio da Seduce, João Batista Peres Júnior, o objetivo da formação em SGP é fortalecer o uso do Sistema dentro do modelo de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem, que integra o Projeto Jovem de Futuro (PJF).

Peres Júnior destaca que essa é mais uma iniciativa da Secretaria com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes, já que a partir de um bom trabalho de gestão escolar é possível avançar e elaborar estratégias de ação a curto, médio e longo prazos. “A proposta da Seduce com essa formação é potencializar os resultados do trabalho por meio do uso do SGP, uma ferramenta de gestão que monitora as ações que compõem o Plano de Ação de todas as escolas da rede estadual”.

O trabalho de formação está sendo realizado por profissionais da equipe de Técnicos de Apoio à Gestão (TAGs), que participa de constantes visitas às 40 Coordenações Regionais de Educação da Seduce. Durante esses encontros, os TAGs têm a oportunidade de conhecer de perto a realidade e as especificidades de cada um dos polos, além do trabalho desenvolvido tanto pelos diretores dos NPs quanto pelos TEs dentro das escolas estaduais.

Ciclo de etapas

Os temas abordados na II Formação visam fortalecer a execução do Plano de Ação das escolas por meio de um ciclo de etapas, que são: Definição de Metas e Planejamento (a partir da realização de diagnóstico); Execução; Monitoramento e Avaliação; Reunião de Boas Práticas e Correção de Rotas.

O primeiro encontro formativo, realizado de maio a junho deste ano, abordou temas relacionados ao cadastro dos profissionais das instituições de ensino da rede pública estadual, bem como do registro de atas no SGP, análise do planejamento e compromisso com as metas.