23º Salão Anapolino de Arte anuncia vencedores

A iniciativa tem patrocínio do Fundo de Arte e Cultura

Em noite de celebração, o 23º Salão Anapolino de Arte anuncia, neste sábado, 26/8, os nomes dos cinco vencedores no certame. São quatro artistas, dos quais um é goiano, durante abertura da mostra, na Galeria Antônio Sibasolly, às 20 horas, em Anápolis.

O 23º Salão Anapolino de Arte é realizado pela prefeitura de Anápolis em parceria com a Associação dos Amigos da Galeria de Artes Antônio Sibasolly e tem patrocínio do Fundo de Arte e Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

A exposição é composta por trabalhos de 20 artistas selecionados, dos quais foram definidos os cinco vencedores. A mostra fica aberta ao público até 28 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e a entrada é gratuita. Na exposição, oito artistas se utilizam de uma das mídias mais relevantes e difundidas na segunda metade do século XX e início do XXI - a instalação - que continua se reinventado por meio de hibridações das linguagens e procedimentos plásticos. Neste segmento estão os trabalhos de Bruno Faria, Felipe Seixas, Hêlo Sanvoy, Karina Felipe, Manoela Medeiros, Raquel Versieux, Rondinelli Linhares e Rubens Pileggi.

Nesta edição, seis artistas lidam com questões relacionadas, especificamente, com a artesania, passando pelas mídias do desenho, da pintura e da escultura. No grupo são apresentadas as obras de Antônio Obá, Bruno Drolshagen, David Magila, João Maciel, Sani Guerra e Virgílio Neto.

O terceiro agrupamento de artistas lança mão da fotografia, em seus múltiplos desdobramentos, para dialogarem com o mundo abordando questões urbanas, sociais e filosóficas. Serão expostos nessa leva os trabalhos de Célio Celestino, Gabriel Bicho e Rei Souza, além das obras de Daniel Moreira e Daniel Jablonski - objetos e instalações - que têm como base a fotografia para a produção de suas narrativas poéticas.

Para completar tem o jovem Gilson Andrade, artista emergente, que participa do Salão com performance, mídia selecionada e apresentada pela primeira vez na história do Salão Anapolino de Arte.

Uma inovação desta edição do concurso é a criação do prêmio Curadoria, que visa estimular a pesquisa e a reflexão sobre a produção de arte contemporânea do Planalto Central.

Sobre o concurso

Com trinta e sete anos de existência e chegando à sua 23ª edição com mais de 700 artistas inscritos, o Salão Anapolino de Arte tornou-se referência fora do eixo Rio-São Paulo.

O evento busca estimular a produção de jovens artistas emergentes de Goiás e demais estados do Brasil, oferecendo ao público, aos artistas e pesquisadores do setor, a oportunidade de conhecer e participar de forma efetiva da produção contemporânea.

Goiânia, 25 de agosto de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce