Gestores escolares participam de formação sobre monitoramento e gestão de programas educacionais do FNDE

Webinar foi promovido pelo Cecampe-CO, entidade coordenada pela Universidade de Brasília e que auxiliará na avaliação, monitoramento e assistência técnica da execução do PDDE, do Programa Caminho da Escola e do PNATE

Equipes gestoras de escolas da rede estadual de Educação de Goiás acompanharam, na manhã desta quarta-feira (30/6), o webinar “Cecampe-CO, /Goiás: Programas de manutenção escolar do FNDE”. O evento foi organizado pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais do Centro-Oeste (Cecampe), entidade coordenada pela Universidade de Brasília (UnB) e que apoiará estados e municípios na execução de programas educacionais executados e financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Participaram do encontro on-line a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Goiás (Undime Goiás), Miguel Rodrigues Ribeiro; a coordenadora de execução do PDDE, Amanda Vargas; o coordenador do CECAMP-CO, José Ângelo Belloni; e os professores da UnB e membros do Cecempe-CO, Remi Castioni, Claudete Ruas, Beatriz Gomes e Adriana Melo.

Na oportunidade, Fátima Gavioli destacou a importância do centro na capacitação e monitoramento das ações de diretores e profissionais da Educação que atuam na aplicação direta dos recursos na escola. De acordo com a secretária, neste momento é preciso se preocupar especialmente com a orientação dos diretores escolares, que cumprem mandatos temporários e que nem sempre estão cientes sobre a melhor forma de executar o uso dos recursos.

“Eu estou secretária, mas eu sempre quero fazer o papel de quem está lá no ‘chão’ da escola”, afirmou a secretária, ressaltando o seu compromisso em questionar e aprender sobre os programas educacionais do governo federal nas escolas de Educação Básica.

A preocupação com o esclarecimento dos gestores escolares também esteve presente na fala do presidente da Undime Goiás, Miguel Rodrigues Ribeiro. Segundo Miguel, há necessidade de se compreender o papel do diretor na escola e auxiliá-lo na execução de suas atividades.

“Quando ele (diretor) recebe essa verba, a dificuldade de aplicação de maneira correta e o medo de aplicar de maneira errada às vezes faz com que essa verba não seja eficientemente aplicada”, destacou o presidente da Undime. Para ele, são atuações como a do Cecampe-CO que contribuirão para o levantamento eficaz da aplicação dos recursos e para que a correta execução dos programas, atendendo ao objetivo geral de fortalecer o aprendizado e melhorar a qualidade de acesso dos estudantes à escola.

Secretária Fátima Gavioli participou do webinar

O Cecampe-CO

O Cecampe-CO é um dos cinco Centros Colaboradores de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais criados em universidades parceiras do FNDE e que realizam atividades de assistência técnica e monitoramento a fim de apoiar estados, municípios e escolas a aprimorarem a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Programa Caminho da Escola e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).

Coordenado pela UnB, o Cecampe-CO atuará na avaliação, monitoramento e assistência técnica dos recursos destinados pelo FNDE às escolas do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesse primeiro momento, o trabalho contemplará encontros formativos sobre os desafios enfrentados pelas instituições de ensino e secretarias na aplicação de verbas e prestação de contas de recursos dos programas educacionais do FNDE.

Segundo a coordenadora de execução do PDDE, Amanda Vargas, a criação dos Cecampes e o trabalho executado pelos mesmos visam preencher as lacunas que existem nos processos de capacitação e aplicação dos recursos recebidos pelas unidades escolares, otimizando os resultados.

Para o segundo semestre de 2021, estão previstos cursos de formação a distância, com e sem tutoria, e que visam a orientação dos gestores escolares na execução dos programas. Nesse primeiro momento, as formações serão on-line e escalonadas, buscando atender as demandas de cada estado.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 17 do Plano Estadual de Educação (PEE)