Seduce e Undime abrem seleção para professores que querem participar do Pnaic

Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime – Seccional Goiás) abre nesta quarta-feira, 23/8, o edital para o processo seletivo simplificado que selecionará professores que vão atuar como formadores estaduais e regionais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC 2017). As inscrições seguem até o dia 28 de agosto.

Todos os candidatos devem preencher e imprimir a ficha de inscrição e coletar os documentos comprobatórios de experiência profissional e formação. Os proponentes a formação estadual devem entregar os documentos do processo seletivo na sala 5 da Superintendência de Ensino Fundamental, no Setor Vila Nova, em Goiânia.

Já os candidatos a formadores regionais devem se dirigir à regional mais próxima munido com todos os documentos. A seleção dos professores será feita pelo Comitê Gestor Estadual Goiás, que avaliará o currículo de todos os candidatos.

Confira o edital de formadores estaduais: (Edital)

Confira o edital de formadores regionais: (Edital)

Retificação Edital Formadores Estaduais - PNAIC 2017

Retificação Edital Formadores Regionais PNAIC 2017

Confira a ficha de inscrição: (Ficha)

Mais informações: (Documento orientador)

Adesões

Foi prorrogado até o dia 31 de agosto o prazo para as adesões dos municípios interessados em participar do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). A portaria que instituiu as diretrizes do programa em 2017 foi publicada no Diário Oficial da União no dia 9 deste mês.

O Pnaic é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao fim do terceiro ano do ensino fundamental. Isso implica uma articulação entre todos os secretários estaduais e municipais de educação, com o objetivo de ofertar cursos de formação continuada a professores alfabetizadores, com tutoria permanente e auxílio de orientadores de estudo.

Balanço

Desde que foi instituído, em 2013, o Pnaic já formou mais de 58 mil orientadores de estudos e mais de 1 milhão de professores alfabetizadores, espalhados pelos 5.570 municípios do país.