Seminário - Pesquisas revelam que investimentos em primeira infância contribuem para crescimento econômico

Detalhes

Uma das apresentações mais aguardadas pelo público no segundo dia do I Seminário Internacional sobre Educação Infantil  foi  a da pesquisadora Mary Eming Young, do Centro de Desenvolvimento Infantil/Fundação de Pesquisa de Desenvolvimento da Criança da China/Universidade de Harvard/EUA com o título Saúde da Criança.

Em uma palestra com tradução simultânea, a simpática Young, que também é consultora técnica do programa Criança Feliz, do Governo Federal, prendeu a atenção da plateia ao defender a importância de investimentos na primeira infância nos aspectos educacionais, de saúde, capital social e equidade. Ela estabeleceu a relação entre desenvolvimento infantil, crescimento econômico e desenvolvimento social.

A defesa da especialista foi alicerçada em várias pesquisas – muitas delas desenvolvidas pelo Banco Mundial, onde Young atuou como especialista sênior em Saúde Pública. Um dos dados apresentados pela palestrante foi o de que cada ano de Educação Infantil resulta em 4,4 anos a mais de escolaridade na vida adulta e que isto ainda tem como reflexo um aumento de 5,5% na renda do trabalhador.

Para Young, a primeira infância desassistida dos três pilares - saúde, educação e proteção social -  prejudica significativamente o futuro das crianças. “Isso trará reflexos não só no aprendizado, mas também no funcionamento do cérebro, podendo culminar até na morte prematura de jovens”, destacou lembrando os indicadores de violência.

A palestrante explicou que na primeira infância são desenvolvidas, de maneira mais intensa, as habilidades sociais e cognitivas. A solução, diz Young, é investir em saúde, amparo social e equidade para que municípios, estados e países alcancem crescimento econômico e promoção do desenvolvimento humano.

Ao finalizar sua fala, Eming lembrou que, para os avanços necessários, é imprescindível o “compromisso político de secretários estaduais, prefeitos e secretários municipais de Educação com os programas criados para dar atenção à primeira infância”.

I Seminário Internacional sobre Educação Infantil: Caminhos e Conhecimentos para o Desenvolvimento da Primeira Infância  é uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Ministério da Educação (MEC) e integra o desafio de promoção do acesso à Educação Infantil do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador do Governo de Goiás.

Leia também:

Segundo dia de palestras do I Seminário de Educação Infantil aborda políticas públicas e desenvolvimento social

Especialistas apontam que educação infantil é essencial para reduzir desigualdades

"O que Goiás está fazendo pela Educação Infantil deve ser copiado por outros estados", diz Paes de Barros

Comunicação Setorial da Seduce

Goiânia, 18 de agosto de 2017