Ensino Médio da Seduce tem novo superintendente

Com larga experiência na educação profissional e a distância, João Batista Peres Júnior assumiu o cargo na manhã desta terça-feira, 8/8

A partir desta terça-feira, 8/8, a Superintendência de Ensino Médio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) passa a ser comandada por João Batista Peres Júnior, que até então respondia pelo Núcleo de Organização e Atendimento Educacional (Nuoaed).

A solenidade de posse foi realizada no auditório do Condomínio das Superintendências, na Vila Nova, com a presença de diversos servidores, gerentes, superintendentes e da secretária Raquel Teixeira. Júnior Peres assume o cargo em substituição à professora Regina Efigênia de Jesus Silva Rodrigues, que continuará a integrar a equipe da Superintendência.

Raquel Teixeira elogiou a atuação de Regina, que estava à frente da Superintendência desde setembro do ano passado, e saudou o novo superintendente destacando sua grande experiência na educação profissional e tecnológica.

A secretária explicou que a substituição caminha de encontro às mudanças propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para o novo Ensino Médio. “A indicação de Júnior Peres foi uma sugestão da própria Regina, que considerou o nome dele o mais indicado para atuar no processo de integração da educação profissional com o Ensino Médio regular”.

Desafios

Raquel ressaltou que o novo superintendente terá importantes desafios pela frente. Ela lembrou que faltam apenas dois meses para as provas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a prioridade deve ser manter Goiás no topo do ranking nacional.

“Além disso será preciso um grande trabalho em equipe para que possamos promover a contento essa articulação entre o Ensino Médio e a educação profissional, que é a meta do MEC. Júnior Peres é proativo, está sempre em busca de alternativas e é uma pessoa por quem tenho extrema confiança”, destacou a secretária.

O novo superintendente considera que o Ensino Médio integrado à educação profissional é um caminho sem volta no Brasil. Para ele, essa discussão, que acontece em nível nacional, é muito importante e não há como fugir dessa tendência. Júnior Peres lembrou que em Goiás, por exemplo, já existem algumas boas iniciativas como a criação do curso técnico de teatro, que será ofertado pelo Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

O novo superintendente

João Batista Peres Júnior esteve à frente do Núcleo de Organização e Atendimento Educacional (Nuoaed) entre fevereiro de 2015 e agosto de 2017. Pelo processo de meritocracia assumiu a Gerência Especial de Educação e Trabalho da extinta Secretaria da Ciência Tecnologia e Inovação de Goiás (Sectec). Também tem experiência em Educação Profissional e Tecnológica, Gestão, Saneamento e Educação Ambiental. Também é pós-graduado em Gestão e Avaliação da Educação Profissional e pós-graduando em Educação a Distância (EAD).

Formado em Engenharia Civil, atuou como coordenador geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), integrou o conselho diretor do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, representou a região Centro-Oeste no Fórum de Gestores Estaduais de Educação Profissional e foi membro do comitê organizador do 3º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.

Goiânia, 8 de agosto de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce

[gallery ids="5972"]