Clássicos da Filarmônica chegam ao interior de Goiás

Detalhes

A Orquestra Filarmônica de Goiás chega ao interior do Estado com o melhor da música clássica. Anápolis será o primeiro município a receber a apresentação nesta sexta-feira, dia 4, às 20h30, no Teatro São Francisco. O ingresso para o espetáculo será 1kg de alimento não perecível. No sábado, dia 5, é a vez da cidade de Goiás ser contemplada com o concerto, às 19 horas, no Teatro São Joaquim, com entrada gratuita.

Os concertos fazem parte da V Turnê Estadual da Filarmônica, cujo objetivo da iniciativa é fazer com que os moradores de diversas cidades goianas tenham acesso a música de concerto.

Um repertório inédito marca as duas apresentações que terão regência e solo do maestro Alessandro Borgomanero. No programa estão as obras Concerto para Violino, de Mendelssohn e a Sinfonia nº5, de Schubert.

A Orquestra

Desde sua fundação em 1980, pelo maestro Braz de Pina Filho, a Orquestra Filarmônica de Goiás passou por diversas modificações, buscando sempre se adaptar às particularidades de cada tempo. Na sua última e mais importante reestruturação, ocorrida em 2012, a Filarmônica deixou de ser um conjunto de atuação eminentemente local, para se tornar um dos mais interessantes e celebrados projetos de música sinfônica do país. Como parte fundamental dessa reestruturação, a direção artística da orquestra passa, a partir de 2014, ao maestro britânico Neil Thomson, que desde então, desenvolve um árduo trabalho que conferiu à Filarmônica um padrão internacional de excelência artística.

Atualmente, a Filarmônica é um programa do Governo do Estado, vinculado à Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com sede no Centro Cultural Oscar Niemeyer, também unidade da Seduce. A temporada anual de concertos inclui apresentações nos tradicionais teatros de Goiânia e do interior do Estado, bem como espaços alternativos como parques, escolas e universidades, além de diversas iniciativas educacionais que visam apresentar a música de concerto à estudantes da rede pública e privada de educação. Com essas ações, a Orquestra busca alcançar o seu objetivo primordial, que é a democratização do acesso aos bens culturais.

 

Serviço:

Filarmônica em Anápolis

Data: Sexta-feira, 4/8

Horário: 20h30

Local: Teatro São Francisco

Entrada: 1kg de alimento não perecível

 

Filarmônica na cidade de Goiás

Data: Sábado, 5/8

Horário: 19h

Local: Cine Teatro São Joaquim

Entrada gratuita