Raquel Teixeira lança JUBS em Trindade

Durante lançamento dos Jogos Universitários Brasileiros na cidade, secretária anunciou a inauguração da quadra esportiva do colégio Castelo Branco e a doação do ginásio Amando Grecco ao município

Na manhã desta quarta-feira, 2/8, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, representou o governador Marconi Perillo na solenidade de lançamento do 65º JUBs (Jogos Universitários Brasileiros), em Trindade. A etapa nacional do evento, que será realizada entre os dias 18 e 29 de outubro, contará com a participação de mais de 5 mil atletas estudantes de todo o país.

Organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), os JUBs têm o Ministério do Esporte (ME) como parceiro e o Governo de Goiás e a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) como apoiadores nesta edição. Em Trindade serão disputadas partidas de xadrez e handebol e em Goiânia outras 17 modalidades.

A secretária Raquel Teixeira explicou que Goiás foi escolhido para sediar a etapa nacional dos JUBs por três motivos principais: excelente infraestrutura na área esportiva, uma séria política de estímulo ao esporte, com destaque para os investimentos dos programas Pró-Esporte e Pró-Atleta; e capacidade de organização, característica que ficou comprovada no ano passado com a realização do 15º Campeonato Mundial de Futsal Universitário.

De acordo com a secretária, os Jogos Universitários Brasileiros vão injetar cerca de R$ 10 milhões na economia local, sendo que a contrapartida do governo estadual será de R$ 2 milhões. No total, o investimento será de mais de R$3 milhões, incluindo a participação das Federações Universitárias Estaduais (FUEs).

Investimentos

Raquel ressaltou que, apesar das dificuldades financeiras do Estado, o governador Marconi Perillo segue investindo firme em uma série de ações para promover o desenvolvimento social e econômico de Goiás. “Ontem mesmo anunciamos a liberação de R$ 11 milhões para nossas instituições de ensino por meio do Pró-Escola e até o próximo ano teremos entregue 260 novas quadras de esporte aos nossos estudantes e professores”.

Aos moradores de Trindade, a secretária anunciou duas boas notícias: a doação do Ginásio de Esporte Amando Grecco ao município, dentro das comemorações dos 97 anos da cidade, e a inauguração da quadra de esporte do Colégio Estadual Castelo Branco, que garantirá maior conforto e segurança às práticas esportivas na escola.

Já na área da educação, ela lembrou os investimentos constantes com a construção e reforma de escolas e de quadras esportivas, renovação da frota de ônibus escolares, compra de equipamentos de informática e de tecnologia, melhoria das condições de trabalho e políticas de valorização profissional dos professores e servidores de toda a rede.

Reconhecimento

Também durante a solenidade foi anunciado que, em reconhecimento ao trabalho realizado à frente da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira será homenageada pela Câmara Municipal de Trindade com o título de cidadã trindadense. A proposta foi apresentada pela vereadora Aninha de Carvalho.

Raquel Teixeira, ainda visitou o Colégio Estadual Divino Pai Eterno, na Vila Pai Eterno, se reunindo com o diretor, Rosivelton Amaral, professores, coordenadores pedagógicos e servidores da escola. A secretária pediu o empenho de toda a unidade de ensino para a participação no Prêmio Gestão Escolar, que nesta edição de 2017, terá premiação do Governo de Goiás, no valor total de R$ 60 mil, para as três escolas vencedoras da etapa estadual do prêmio.

No colégio, Raquel Teixeira falou dos investimentos do governo estadual na educação e no esporte e lembrou que, em 1999, quando foi secretária de Educação do primeiro governo de Marconi Perillo, esteve na escola juntamente com o então ministro da Educação, Paulo Renato, para lançar o programa Família na Escola. A visita ao Colégio Divino Pai Eterno marcou o início do semestre letivo, nesta quarta-feira, 2/08, nas 1.146 escolas da rede pública estadual de ensino.

JUBs em Goiás

Em sua 65ª edição, os Jogos Universitários Brasileiros serão disputados em 19 modalidades coletivas e individuais (masculino e feminino). Entre elas estão futsal, handebol, vôlei, basquete, judô, taekwondo, atletismo, tênis de mesa, xadrez, JUBs Acadêmico, badminton, vôlei de praia, basquete 3 x 3, natação, tênis e esportes eletrônicos. O paradesporto estará representado por atletas da natação, tênis de mesa e atletismo.

Considerado o maior evento esportivo educacional da América Latina, os JUBs ocupará mais de 20 praças esportivas em Goiânia, incluindo o Centro de Excelência do Esporte, Ginásio Goiânia Arena, Clube Ferreira Pacheco e ainda o Ginásio Municipal de Trindade. Goiás terá 170 participantes.

Além da Seduce, a etapa nacional dos JUBs terá também como parceiras as secretarias da Saúde e de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) e ainda da Agência Goiana de Turismo. A solenidade de lançamento dos Jogos em Trindade contou com as presenças do prefeito Jean Darrot, secretários municipais e vereadores; diretor de Marketing e Comunicação da CBDU; Lucas Romariz Pontes; vice-presidente do CBDU/regional Centro-Oeste, Lusimar Santos, e a coordenadora regional de Educação, Cultura e Esporte da Seduce em Trindade, Maria das Dores da Silva Costa.

Goiânia, 2 de agosto de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce

[gallery columns="2" size="medium" ids="5818,5817,5816,5815,5814,5813"]