Seduce terá representantes na Conferência Mundial de Humanidades, na Bélgica

Seis alunos de Ensino Médio da região Nordeste de Goiás foram selecionados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) para participarem da Conferência Mundial de Humanidades, na cidade de Liège, na Bélgica, entre os dias 6 e 12 de agosto. Os estudantes representarão municípios da Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto.

O grupo foi selecionado durante o Festival de Humanidades, que ocorreu em junho, na cidade de Alto Paraíso de Goiás. O evento foi realizado pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis (IpeArtes), da Seduce, e marcou o início da construção de uma rede de solidariedade pedagógica no território da APA Pouso Alto.

No evento da Bélgica, os estudantes goianos também apresentarão os resultados das experiências educacionais desenvolvidas, a partir de suas escolas. O tema sobre o qual as unidades escolares elaboraram seus projetos foi “Desafios e responsabilidades para um planeta em transição”, o mesmo da referida conferência internacional.

A professora Luciana Lima acompanhou todas as etapas da Olimpíada de Humanidades, desenvolvida ao longo do primeiro semestre. Ela será responsável pela comitiva de estudantes goianos durante o evento internacional. “ É uma experiência nova e também uma grande responsabilidade para mim, enquanto educadora e comunicadora, essa questão de mediar os diálogos com as pessoas que vamos encontrar pelo caminho. Acredito que, investindo na juventude, estamos investindo no futuro”, disse.

“Com essa iniciativa, o governo do Estado contribuirá para o crescimento cultural desses estudantes e, consequentemente, de suas escolas e cidades. Além do prêmio, essa oportunidade se abre como um grande desafio: o de pensar junto com a coletividade mundial como cada um desses jovens poderá contribuir para solucionar problemas de suas localidades, tendo como foco o alcance da sustentabilidade”, completou a professora.

A estudante Tâmille de Sousa Diniz ( na foto acima com os pais), do Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes (Teresina de Goiás), foi uma das selecionadas. “Estou muito feliz e ansiosa. Creio que será uma viagem boa, pois vou aprender muito. Vai ser bom para o meu currículo. Além disso, vou completar os 15 anos fora do país, isso é um grande presente para mim”, comentou.

Com entusiasmo, Emily dos Santos Mizael ( na foto abaixo com a mãe), estudante do Colégio Estadual Joaquim Tomaz F. da Silva (Colinas do Sul), disse que será a sua primeira viagem internacional. “O nervosismo, a ansiedade e as expectativas são grandes. A viagem será uma boa oportunidade de apresentar o nosso município e, além disso, vou poder trazer conhecimento e experiências novas para a escola”.

Unidades representadas

As unidades escolares e municípios dos estudantes selecionados para a Conferência na Bélgica são: Colégio Estadual Moisés Nunes Bandeira e o Educandário Humberto de Campos, conveniada da rede estadual de educação, ambas de Alto Paraíso de Goiás; o Colégio Estadual Elias Jorge Cheim, de Cavalcante; o Colégio Estadual Joaquim Tomaz F. da Silva, de Colinas do Sul; o Colégio Estadual Mal. Humberto de A. Castelo Branco, de Nova Roma; o Colégio Estadual Frederico Bernardes Rabelo, de São João D’Aliança e o Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes, de Teresina de Goiás.

Goiânia, 31 de julho de 2017

Comunicação Seduce Goiás