Tradicional mergulho no rio Araguaia encerra a 26ª Caminhada Ecológica

A 26ª Caminhada Ecológica chegou ao seu destino final neste sábado, 22/7, às 17h45. A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, almoçou com os 28 atletas andarilhos na cidade de Araguapaz e recepcionou a comitiva em Aruanã, participando também do banho no Rio Araguaia que, sempre, encerra a Caminhada.

Participaram da Caminhada um total de 28 atletas, sendo 4 mulheres e 24 homens, acompanhados por um médico e equipes técnicas voluntárias nas áreas de nutrição, fisioterapia, massagistas, professores de Educação Física, enfermagem, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Militar. A Caminhada teve início no dia 18/7, em Trindade e, ao todo, foram percorridos 310 km, em cinco dias, passando pelos municípios de Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Cidade de Goiás, Faina, Araguapaz e Aruanã.

Em Aruanã, assim como em todos os municípios do caminho, os atletas participaram da passagem do Troféu Jaburu, símbolo da Caminhada Ecológica e também da entrega de medalhas aos atletas mirins, considerados importantes para a continuidade deste projeto. A secretária Raquel Teixeira participou do descerramento da placa comemorativa do evento onde consta o nome de todos os atletas participantes. ¨É uma honra receber e acompanhar esses verdadeiros heróis e embaixadores da natureza”, afirmou Raquel Teixeira.

O professor Antônio Celso Ferreira Fonseca, chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), foi aclamado, mais uma vez, defensor da natureza e desafiado a liderar a 27º caminhada no próximo ano, 2018. Antônio Celso é pioneiro na organização e coordenação da Caminhada Ecológica, além de ser o único participante de todas as edições.

Legado

Raquel Teixeira, em sua fala, destacou o legado científico promovido pela Caminhada Ecológica. “Por meio deste desafio, já foram produzidos diversos trabalhos científicos que estão sendo apresentados em congressos nacionais e internacionais”, afirmou a secretária.  De acordo com a secretária, áreas como a da Fisioterapia, Medicina, Educação Física e Enfermagem têm apresentado estudos que beneficiam toda a sociedade, na prática esportiva e na saúde de uma forma geral.

Antônio Celso, coordenador geral da Caminhada, lembrou que este é o maior evento do gênero na América Latina. “A Caminhada é a união de ações que acreditamos poder mudar a realidade de nosso Cerrado, rios, nascentes, flora e fauna e natureza em geral, com estudos que contribuem com a saúde física, a prática esportiva e a longevidade das pessoas”, disse o coordenador.

A Caminhada é realizada, anualmente, pelo Grupo Jaime Câmara/O Popular, com o apoio institucional da Seduce, apoio científico da PUC - Goiás, apoio logístico do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar e patrocínio da Unimed.

Goiânia, 24 de julho de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce