Em reunião com federações goianas, Raquel propõe criação de comissão do esporte

Equipe vai discutir melhorias dos programas de fomento pró-esporte e pró-atleta

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, recebeu as federações goianas na manhã desta terça-feira, 11/7, na Superintendência Executiva de Esporte, no Estádio Serra Dourada. Em clima de audiência, a titular da pasta ouviu as demandas dos representantes de cada entidade sobre as bolsas de fomento do governo: Pró-Atleta e Pró-Esporte.

Na reunião, foram apresentados a revisão de valores repassados para as federações, a criação de um mecanismo mais eficiente para prestação de contas, a liberação de recursos no primeiro semestre do ano, o fortalecimento do esporte nas escolas e o aumento no valor das bolsas do Pró-Atleta. Para tornar a discussão sobre possíveis mudanças em incentivos mais ágil, Raquel propôs a criação de uma comissão permanente.

"Escolham entre vocês cinco pessoas que vão representar todos e que vão me ajudar a trabalhar as modificações necessárias nesses programas. Vamos estabelecer uma agenda de reuniões para que possamos definir quais serão as alterações para apresentarmos à Assembleia Legislativa, já que estamos tratando de lei", disse.

Sobre a mudança na forma da prestação de contas, a secretária informou que já está em estudo um formato online e automático. "Vamos começar a ver isso a partir de agosto ou setembro. Ao invés de depositar o dinheiro do benefício na conta do atleta, vamos fazer um cartão corporativo. Qualquer despesa que o atleta pagar com o cartão já vai ficar registrada online e automática, sem a necessidade de juntar notas fiscais de tudo", explicou.

Todos os presidentes das federações agradeceram o apoio e o empenho da secretária que, segundo eles, tem visão democrática sobre o esporte. Raquel respondeu afirmando que tem lutado para cumprir o seu papel. "Minha função como secretária é criar condições para que as federações atuem de forma eficaz na evolução e no desenvolvimento dos atletas. Conheço as dificuldades do fomento ao esporte, mas garanto que eu vou atrás", ressaltou.

Pró-Esporte

É um benefício concedido a projetos que incentivem a prática esportiva, seja individual ou coletiva, em qualquer modalidade. Todas as Federações e as principais Associações Esportivas já foram atendidas. Agora em 2017, já foram investidos R$ 2,6 milhões. Restam R$ 3,4 milhões para atender as demais associações, clubes e atletas individuais olímpicos e paralímpicos.

Pró-Atleta

É um benefício voltado para o atleta de alto rendimento. São 600 Bolsas: 250 Bolsas Estudantis de R$ 250; 300 Bolsas Estaduais de R$ 500 e 50 Bolsas Nacionais de R$ 750 reais. Os investimentos são de R$ 3 milhões.

Goiânia, 11 de julho de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce