Prêmio Gestão Escolar recebe inscrições até o dia 14 de agosto

Iniciativa busca incentivar trabalho mais eficiente dos diretores e projetos pedagógicos inovadores nas escolas da rede pública

O Prêmio Gestão Escolar foi criado em 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Ministério da Educação (MEC) com a proposta de estimular as escolas públicas da Educação Básica a realizarem projetos pedagógicos inovadores e gestões mais eficientes. A iniciativa também contribui para o fortalecimento e a qualificação das equipes gestoras nas escolas públicas como estratégias essenciais para a melhoria da qualidade de ensino.

Este ano, o prêmio chega à sua 16ª edição contabilizando a participação de mais de 34 mil instituições de ensino de todo o país e tendo beneficiado cerca de 7 milhões de estudantes. De 1998 até agora, 90 escolas chegaram à etapa final do prêmio, que destina recursos financeiros e equipamentos às instituições de ensino, além de formação e intercâmbio para os gestores.

O gestor escolar que tiver interesse em participar deve inscrever sua escola até o dia 14 de agosto no portalwww.premiogestaoescolar.com.br. Após passar por um instrumento de autoavaliação, o diretor será orientado a elaborar um plano de ação, que deverá ser construído com a participação da comunidade escolar.

As escolas serão selecionadas em quatro etapas: Local, Estadual, Regional e Nacional. As instituições de ensino podem se inscrever nas categorias “Escola Destaque Local” “Destaque Estadual/Distrital”, “Destaque Regional” e “Referência Brasil”.

Premiação

Como prêmio na fase final, as escolas ganharão uma viagem de intercâmbio nacional (representantes das escolas “Destaque Estadual/Distrital”), uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina (representantes das escolas “Destaque Regional” e "Referência Brasil"), além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola "Referência Brasil" e certificado de participação.

O prêmio é realizado com o apoio da Unesco, Fundação Roberto Marinho, Embaixada dos Estados Unidos, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social,  Fundação Lemann, Instituto Natura, Gerdau, Fundação Santillana, Fundação Victor Civita e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). Este ano, a expectativa é superar 2 mil inscrições. Até agora 1.939 escolas já registraram seu interesse em participar.

O regulamento pode ser acessado em www.premiogestaoescolar.com.br/noticia/24 e outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..