Governo de Goiás investe na popularização da música erudita

Em mais uma noite cultural no Salão Dona Gercina Borges, nesta segunda-feira, dia 03/07, o maestro inglês, Neil Thomson, atribuiu ao governador Marconi Perillo a importância conquistada pela Orquestra Filarmônica de Goiás no cenário nacional. Regente titular da OFG, Neil Thomson apresentou o “Guerra-Peixe”, segundo CD gravado pela Sinfônica goiana, considerada uma das melhores do País.

“Sem o governo do Estado não haveria a Orquestra Filarmônica de Goiás. Simples assim. E eu não estaria aqui com nosso segundo CD em mãos”, discursou, falando em português. “Nestes tempos difíceis, o Estado se transformiu em um farol de esperança para o futuro, iluminando o caminho das artes no Brasil”, elogiou o regente, que fixou residência em Goiânia.

Representando a secretária Raquel Teixeira, o maestro José Eduardo Siqueira de Morais, superintendente-executivo de Cultura da Seduce, anunciou a 4ª turnê da OFG, que se inicia nesta terça-feira, dia 04, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com entrada franca, e depois se apresenta no Rio de Janeiro, Campos do Jordão e em São Paulo. “Uma vitória para a música goiana, particularmente para a música de concerto, a música de sinfônica feita no nosso Estado, que tem tido um avanço enorme nos últimos tempos. Prova disso é essa quarta temporada circulando pelo Brasil”, ponderou.

Acompanhado pela presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás, Valéria Perillo, Marconi assistiu à apresentação solo do violinista da Orquestra Filarmônica de Goiás, Thierry de Lucas Neves, de 21 anos, que interpretou o primeiro e o último movimento da 1ª Sonata de Bach. Thierry é o primeiro músico goiano aprovado para a Manhattan School of Music, em Nova York, e iniciará curso intensivo de quatro anos no próximo semestre.

“É mais uma noite mágica, aqui nesta sala de cultura. Uma noite que emociona porque tem aqui uma energia muito positiva, trazida por vocês. Contagia a gente”, frisou Marconi, que disse ter iniciado o gosto pela música clássica há 39 anos, por influência do maestro José Eduardo de Morais e do professor e escritor Nasr Chaul.

“Tive o primeiro contato com a boa música, com a música de orquestra, com a música clássica. E isso impregnou em mim o sentimento, essa paixão para preservação da nossa arte, nosso patrimônio cultural material e imaterial. E o que fiz ao longo do tempo, com ajuda deles, foi exatamente colocar para fora este sentimento meu, em relação às artes e à cultura. E aí as coisas aconteceram – e estão acontecendo – porque a gente tem pessoas talentosas como vocês, que também amam a arte e a cultura”, ressaltou o governador.

Disseminação da música erudita

O governador Marconi Perillo determinou à direção da Orquestra Filarmônica de Goiás, agora sob a gestão compartilhada do Governo de Goiás com a Organização Social, Elysium Sociedade Cultural, para que a OFG amplie o projeto de popularização da música erudita em Goiás. Marconi pediu para que, no calendário do próximo ano, insiram apresentações para a população, “especialmente a mais pobre. Para a alma, para o espírito, para sua consciência de ouvir, assistir, conhecer o que vocês fazem”.

“Popularizem ainda mais a música clássica. Vocês têm feito concertos no interior, na periferia. Concordo com o maestro Neil Thomson. As pessoas gostam da boa música, mas não têm acesso. Mesmo as refratárias, as mais incultas, quando elas percebem a qualidade do que vocês fazem, elas começam a admirar, a curtir a boa música, a música erudita”, declarou Marconi, ao fazer referência a uma parte do discurso feito na solenidade pelo regente Neil Thomson, segundo o qual a música clássica não pode ficar restrita à elite da sociedade.

Guerra-Peixe

Segundo álbum da OFG, Guerra-Peixe é o trabalho reúne obras Suíte Sinfônica nº1 “Paulista”, Roda de Amigos e Suíte Sinfônica nº2 “Pernambucana”, do compositor brasileiro César Guerra-Peixe. O CD é ilustrado com as obras O Mamoeiro e São Paulo, de Tarsila do Amaral. Os direitos de uso foram gentilmente cedidos à Orquestra pela sobrinha-neta da artista.

O álbum foi gravado em novembro de 2016 no Palácio da Música Belkiss Spenzièri, do Centro Cultural Oscar Niemeyer, sob a coordenação do premiado produtor de gravação Ulrich Schneide, responsável pela produção musical de consagrados álbuns da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

orquestra filarmonica de goias (2)Turnê Nacional

Entre os dias 6 e 8 de julho, a orquestra realiza sua IV Turnê Nacional consecutiva. Um concerto em Goiânia, no dia 04 de julho, marca o início das apresentações, que acontecerão também nas cidades do Rio de Janeiro, Campos do Jordão e São Paulo.

Sob a regência do consagrado maestro britânico Neil Thomson, regente titular e diretor artístico da OFG, a apresentação traz o Concerto para piano nº 1, de Tchaikovsky, que será interpretado pelo aclamado pianista brasileiro Cristian Budu e, ainda, o Quarteto para piano de Brahms, adaptado por Schoenberg.

De Goiânia, a orquestra, o maestro e o solista seguem para o Rio de Janeiro, onde se apresentarão no dia 06 de julho, no tradicional Teatro Municipal. Em São Paulo, as duas apresentações integram a programação do 48º Festival de Inverno de Campos do Jordão. No dia 07, a Filarmônica se apresenta em Campos do Jordão, no auditório Cláudio Santoro e no dia 08, na Sala São Paulo.

Durante a turnê, o 2º álbum da OFG será distribuído gratuitamente ao público. Essa é a primeira iniciativa da Filarmônica de Goiás sob a gestão compartilhada do Governo de Goiás com a Elysium Sociedade Cultural, vencedora do chamamento público. O contrato de gestão compartilhada terá a duração de 48 meses.

Nesse período, a Elysium vai produzir, gerenciar, operacionalizar e executar as atividades artísticas, culturais e sociais da orquestra, propostas pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

Gabinete de Imprensa da Governadoria