Atrações culturais celebram aniversário do Teatro Goiânia e Batismo Cultural da capital

O Teatro Goiânia, o mais nobre e tradicional espaço cultural da cidade, comemora seu aniversário de 75 anos nesta quarta-feira, dia 5 de julho. A data também marca o Batismo Cultural de Goiânia. Para celebrar, estão programados entre os dias 5 e 8/07 apresentações dos grupos musicais Trompetes do Cerrado e Impact(o) Grupo de Percussão,  e também dos espetáculos teatrais A Flauta Mágica e Segredos e Sombras.

A iniciativa é gratuita e é uma realização da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), em parceria com a Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A música abre as atividades festivas no teatro com o grupo Trompetes do Cerrado, nesta quarta-feira, dia 5. Ao som do trompete, instrumento popular e de timbre potente, o grupo leva ao público o melhor da música brasileira. No programa estão composições dos mestres Dominguinhos e Nando Cordel, Gilson Santos, Pixinguinha (Arranjos Zé do Choro), Rogério Borges e Bonfiglio de Oliveira (Arranjos Gilson Santos).

O Trompetes do Cerrado é formado por professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Instituto Federal de Goiás (IFG), por professores de música das redes estadual e municipal, em Goiânia e na região metropolitana e por alunos e ex-alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em trompete da UFG.

Na quinta-feira, dia 6, o batuque vai rolar com o Impact(o) Grupo de Percussão da UFG.  No repertorio, obras contemporâneas, eruditas e popular.  Criado no início de 2011, por Fabio Oliveira como espaço de pesquisa e desenvolvimento técnico e artístico para os alunos do curso de Licenciatura em Música (percussão) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Com a chegada de novos percussionistas à capital, o Impact(o), a partir de 2014, passa a ser um grupo profissional.

Na sexta-feira, dia 7, entra em cena o espetáculo A Flauta Mágica – Cortina Lírica, baseado na popular composição em dois atos do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. A dramaturgia foi adaptada para o português (textos falados) e os números musicais cantados em alemão (árias, duetos, conjuntos).

A montagem é projeto da disciplina Declamação Lírica, do curso de Música da UFG, com a adaptação, direção e supervisão de Marília Álvares, responsável pelo Departamento de Canto da EMAC-UFG. O espetáculo em versão para solistas traz elenco completo, coro, piano e narrador.

Já no sábado, dia 8, é a vez do espetáculo Segredos e Sombras, uma adaptação do conto A Causa Secreta, de Machado de Assis, com a Cia. Lumiato. A produção goiana é uma das contempladas pelo Fundo de Arte e Cultura, mecanismo gerido pela Seduce.

Com direção de Guilherme Oliveira, a montagem utiliza-se das linguagens do teatro, do audiovisual e do teatro de sombras. A história gira em torno da relação entre o casal Fortunato e Maria Luísa e o amigo Garcia, envolvendo o trabalho de ambos como médicos junto à clínica de saúde na qual são sócios. Ao longo da trama, os segredos dos três personagens vão sendo revelados, alguns difíceis de encarar fora das sombras que os ocultam.

Teatro Goiânia - Unidade da Seduce, o espaço é localizado na região central e se destaca por seu conjunto arquitetônico no estilo Art Déco. A edificação foi uma das primeiras da nova capital, cuja inauguração se deu em 1942, e tem capacidade para 713 pessoas e acessibilidade para pessoas especiais. Em 2003, o prédio foi declarado Patrimônio Nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Com sua exuberância e estrutura moderna o Teatro Goiânia se orgulha por ter sido palco de memoráveis solenidades históricas. Desde então, tem abrigado numerosos atrações. De concertos e recitais, a peças teatrais, apresentações de dança, cinema, shows, festivais multiculturais, projeto escola, e outros.

O teatro recebe anualmente uma média de 80 mil pessoas. Na agenda somam-se concertos com a Orquestra Filarmônica de Goiás, reconhecida internacionalmente, que se apresenta duas vezes ao mês, e a Sinfônica de Goiânia. As atrações infantis também têm grande relevância no espaço, com peças teatrais, projeto escola e festivais voltado a esse público juvenil. Este ano, o teatro já recebeu inúmeros espetáculos, como o humorístico Nilton Pinto e Tom Carvalho, o festival Go Rock, entre outros.

Anote:

Celebração ao aniversário do Teatro Goiânia e ao Batismo Cultural de Goiânia

Data: De 5 a 8/7, às 20h30

Local: Teatro Goiânia

Realização: Seduce e Emac (UFG)

Contato: (62) 3201-4685