Governo de Goiás apresenta ações da educação estadual para prefeitos da região Nordeste

Evento foi realizado nesta segunda-feira (21/6), na sede da Seduc Goiás

Prefeitos na região Nordeste de Goiás participaram, na manhã desta segunda-feira (21/6), da 2ª edição do Encontro de Prestação de Contas da Educação e de Suporte Técnico das Secretarias Municipais de Educação no Simec/PAR.

Organizado pela Secretaria de Educação de Goiás (Seduc), o evento permitiu que os gestores municipais conhecessem as ações da rede estadual de Educação e as possibilidades de atuação conjunta entre as redes municipal e estadual de ensino.

A partir das apresentações dos superintendentes pedagógicos da Seduc, os prefeitos, secretários municipais de Educação e representantes dos municípios de Alvorada do Norte, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Damianópolis, Divinópolis, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Monte Alegre, Nova Roma, Posse, São Domingos, Sítio D’Abadia, Simolândia, Rialma e Teresina de Goiás puderam conhecer os investimentos do Governo de Goiás em prol da melhoria da qualidade do ensino em todo o Estado, como, por exemplo, a distribuição de uniformes e kits escolares e a aplicação dos recursos do programa Reformar.

Disponibilização de sistemas

Além das ações destinadas à melhoria da infraestrutura das unidades escolares estaduais e ao bem-estar dos estudantes da rede estadual de ensino, foram apresentadas aos gestores municipais algumas boas práticas que, em função dos resultados obtidos, têm sido ampliadas para uso dos municípios.

Um exemplo é o uso dos sistemas de gestão educacional Sige (Sistema de Gestão Escolar) e Siap (Sistema Administrativo e Pedagógico), utilizados há mais de cinco anos e que agora serão disponibilizados às escolas municipais.

No Sige, por exemplo, as equipes escolares podem reunir todas as informações relacionadas à vida escolar do estudante, desde a matrícula até a emissão de sua certificação. Essa unificação dos dados em um só sistema tem contribuído para facilitar o acesso ao Histórico Escolar dos alunos de toda a rede estadual e já está disponível para a adesão dos secretários municipais de Educação.

Já o Siap, que une a gestão pedagógica e a administrativa das instituições de ensino, deve ser liberado para uso dos gestores municipais em agosto desse ano.

De acordo com o superintendente de Tecnologia da Seduc, Bruno Marques Correia, espera-se que o uso dos sistemas dinamize a realização da matrícula informatizada em ambas as redes, municipal e estadual, permitindo a adoção de um calendário escolar unificado. Além disso, a disponibilização deve gerar uma economia de, no mínimo, R$ 2 milhões aos cofres municipais.

Entrega dos ônibus

Na oportunidade também foram abordadas questões relacionadas ao Transporte Escolar que, em Goiás, é feito em parceria com as prefeituras.

Segundo o superintendente de Gestão Administrativa da Seduc, Leonardo de Lima Santo, a perspectiva é que em breve seja lançado um novo programa que visa auxiliar as prefeituras na regularização da prestação de contas do serviço.

O projeto será feito pela Seduc, em parceria com a Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). “Esse projeto não vai atrás de quem está com a prestação de contas atrasadas para punir, mas para conciliar”, ressaltou Leonardo. “Todos estarão unidos para que as prefeituras possam prestar suas contas e possam fazer com que esse cenário de atraso não aconteça mais nas gestões futuras”, frisou.

Durante o encontro, também foi apresentada a data da entrega de novos ônibus escolares aos municípios goianos, incluindo 32 novos veículos para municípios da região Noroeste.

A previsão é que, no próximo dia 9 de julho, os municípios de Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Flores de Goiás, Iaciara, Nova Roma, Posse, São Domingos, São João D’Aliança e Teresina de Goiás sejam contemplados.

Para a coordenadora regional de Educação de Campos Belos, Natalícia dos Santos Pereira, a boa notícia veio em dose dupla, já que a Coordenação Regional pela qual ela é responsável também foi beneficiada com uma camionete modelo Marruá.

“Esses veículos levam a merenda, material de suporte às escolas, transportam os tutores. E por isso são essenciais para que a gente possa atender a comunidade, já que elas são as únicas que conseguem subir os morros, passar dentro de rios em regiões de difícil acesso. É um suporte, é uma ‘mão na roda’ para a Regional de Campos Belos”, destacou a coordenadora.

Governabilidade

Assim como na primeira edição, o encontro de municípios contou com a participação do governador Ronaldo Caiado, que fez questão de ressaltar a importância da participação dos prefeitos e secretários municipais em eventos desse tipo.

“Essa reunião que a nossa secretária está fazendo atende a um sonho que eu tenho, que é o de quebrar toda a barreira entre Estado e município. É poder fazer com que a criança não tenha nenhuma solução sem continuidade entre município e o Estado, e que a Educação seja uma linha continuada e ascendente”, afirmou Caiado.

Na ocasião, o governador aproveitou também para destacar a necessidade de os governantes se atentarem para as questões sociais, em especial para a alimentação dos mais vulneráveis, e se solidarizou com as 500 mil vidas perdidas para a Covid-19 no Brasil.

“Vida não tem preço”, reforçou Ronaldo Caiado, reafirmando seu compromisso em continuar fazendo o que for necessário para enfrentar os desafios impostos pelo vírus.

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 21 do Plano Estadual de Educação (PEE)