Filarmônica de Goiás lança 2º CD e IV Turnê Nacional

Cerimônia acontece no Palácio das Esmeraldas

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) lança na próxima segunda-feira, 03/06, o seu 2º álbum com as obras Suíte Sinfônica nº1 “ Paulista”, Roda de Amigos e Suíte Sinfônica nº2 “ Pernambucana”, do compositor brasileiro César Guerra-Peixe. O CD é ilustrado com as obras O Mamoeiro e São Paulo, de Tarsila do Amaral. Os direitos de uso foram gentilmente cedidos à Orquestra pela sobrinha-neta da artista. O lançamento terá como palco o Salão Dona Gercina Borges, às 19h30. Na solenidade, também será lançada a IV Turnê Nacional da Filarmônica.

O álbum foi gravado em novembro de 2016 no Palácio da Música Belkiss Spenzièri, do Centro Cultural Oscar Niemeyer, sob a coordenação do premiado produtor de gravação Ulrich Schneide, responsável pela produção musical de consagrados álbuns da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Turnê Nacional

Entre os dias 6 e 8 de julho, a orquestra realiza sua IV Turnê Nacional consecutiva. Um concerto em Goiânia, no dia 04 de julho, marca o início do tour pelas cidades do Rio de Janeiro, Campos do Jordão e São Paulo.

Sob a regência do consagrado maestro britânico Neil Thomson, regente titular e diretor artístico da OFG, a apresentação traz o Concerto para piano nº 1, de Tchaikovsky, que será interpretado pelo aclamado pianista brasileiro Cristian Budu e, ainda, o Quarteto para piano de Brahms, adaptado por Schoenberg.

De Goiânia, a orquestra, o maestro e o solista seguem para o Rio de Janeiro, onde se apresentarão no dia 06 de julho, no tradicional Teatro Municipal. Em São Paulo, as duas apresentações integram a programação do 48º Festival de Inverno de Campos do Jordão. No dia 07, a Filarmônica se apresenta em Campos do Jordão, no auditório Cláudio Santoro e no dia 08, na Sala São Paulo.

Durante a turnê, o 2º álbum da OFG será distribuído gratuitamente ao público. Essa é a primeira iniciativa da Filarmônica de Goiás sob a gestão compartilhada do Governo de Goiás com a Elysium Sociedade Cultural, vencedora do chamamento público. O contrato de gestão compartilhada terá a duração de 48 meses. Durante esse período, a Elysium vai produzir, gerenciar, operacionalizar e executar as atividades artísticas, culturais e sociais da orquestra, propostas pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

A Orquestra

Desde a sua fundação em 1980, pelo maestro Braz de Pina Filho, a OFG veio se aprimorando. Em 2012, coordenada pela pianista Ana Elisa Santos Cardoso, a Filarmônica se tornou um dos mais importantes projetos de música sinfônica do país. Em 2014, a direção artística do maestro britânico Neil Thomson assume conferiu à Filarmônica um padrão internacional de excelência.

A Orquestra Filarmônica é um programa do Governo do Estado, vinculado à Seduce. A temporada anual de concertos inclui apresentações nos tradicionais teatros de Goiânia e do interior do Estado, bem como espaços alternativos como parques, escolas e universidades. Também são desenvolvidas iniciativas educacionais que visam apresentar a Música de Concerto a estudantes da rede pública e privada.

O Maestro

Neil Thomson nasceu em Londres, Inglaterra. Estudou violino e viola na Royal Academy of Music e regência no Royal College of Music. Foi o mais jovem maestro a ocupar o cargo de Regente Titular do Royal College of Music, sendo nomeado, em 1994, membro honorário da instituição pela excelência dos serviços prestados.

Sua carreira é internacional. Além de dirigir as principais orquestras do Reino Unido, Thomson tem atuado como regente convidado da Filarmônica de Tóquio, da Sinfônica do Estado de São Paulo, da Sinfônica de Israel, da Filarmônica de Kansai, da Orquestra Nacional Romena.

O Solista

Brasileiro de origem romena, o pianista Cristian Budu é considerado um dos expoentes de sua geração. Dotado de musicalidade genuína e de calorosa força de comunicação, desde muito jovem, Cristian alcançou os primeiros lugares em concursos nacionais, como o Nelson Freire e o Programa Prelúdio da TV Cultura. Participou de importantes festivais no Brasil, Suíça, Alemanha, Holanda e EUA. Atuou com o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, com a Orquestra Sinfônica de Lucerne, com a Orquestra Sinfônica de Jerusalém, entre outros.

APRESENTAÇÕES

Goiânia

Data: 04/07/2017

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Rio de Janeiro

Data: 06/07/2017

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Ingressos: Bilheteria do Teatro e site Ingresso Rápido

Campos do Jordão

Data: 07/07/2017

Auditório Cláudio Santoro

Ingressos: http://www.festivalcamposdojordao.org.br/programacao/20170707-orquestra-filarmonica-de-goias/

São Paulo

Data: 08/07/2017

Sala São Paulo

Ingressos: http://www.festivalcamposdojordao.org.br/programacao/20170708-orquestra-filarmonica-de-goias-orquestra-municipal-de-jundiai-osesp-ensemble-modern/

Goiânia, 29 de junho de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce