Biblioteca Braille promove concurso de leitura
- Detalhes
As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira, dia 29
A Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo (BBJAA), da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), realiza nesta sexta-feira, 30/6, um Concurso de Leitura em Braille, na sede da Biblioteca, que funciona no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica, em Goiânia. Os interessados podem fazer sua inscrição até quinta-feira, 29/06, por meio do telefone (62) 3201 4648.
O concurso é dividido em três categorias: crianças, adolescentes e adultos. Cada participante será avaliado separadamente. Uma equipe de avaliadores, composta por dois brailistas e um com visão normal, fará a seleção e julgamento, considerando os critérios de pontuação, entonação de voz, agilidade e segurança.
O primeiro lugar de cada categoria receberá um prêmio especial, e todos os inscritos receberão medalha pela participação.
De acordo com a diretora da BBJAA, Maria Eunice Suares Barboza, além de divulgar a leitura em Braille e o trabalho da Biblioteca, o concurso tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre o impacto das novas tecnologias neste sistema de leitura. “Estamos levantando respostas sobre questões como: Será que os cegos estão abandonando o sistema Braille? Será que os leitores de tela, com suas vozes sintetizadas, podem proporcionar o mesmo prazer na leitura de um livro que o tatear das letras inventadas por Louis Braille?”, explica a diretora.
A Biblioteca Braille da Seduce conta com livros em Braille e em áudio que podem, inclusive, ser emprestados. Atualmente, o acervo é composto por cerca de 2.500 títulos em Braille, mil títulos em áudio e 50 mil livros digitalizados para serem lidos em computador com sintetizadores de voz. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
O concurso tem o apoio da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (Adveg), Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio às Pessoas com Deficiência
Visual (CAP/Cebrav), Rede Nacional de Leitura Inclusiva (FDNC) e Grupo de Trabalho de Leitura Inclusiva de Goiás (GT Goiás). Para mais informações ligue 3201-4648.
Goiânia, 28 de junho de 2017.
Comunicação, Setorial da Seduce