Seduce inicia a última etapa da fase regional dos Jogos Estudantis de Goiás

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio da Superintendência de Desporto Educacional, realizou em Jataí, na noite desta quinta-feira, 22/06, a abertura da terceira e última etapa de competições da fase regional dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás. A cerimônia foi realizada no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia com a presença de cerca de 2 mil alunos, superintendentes, coordenadores regionais de educação e autoridades locais.

Até o próximo domingo, 25/6, estudantes das regionais de Iporá, Itumbiara, Cidade de Goiás, Rio Verde e da anfitriã Jataí vão disputar vagas na grande final do campeonato estadual, programado para agosto, na cidade de Anápolis. Os primeiros e segundos colocados dos esportes coletivos futsal, handebol, voleibol e basquetebol, desta última fase, se classificam.  As equipes estão divididas nas categorias juvenil e infanto, femininas e masculinas.

A festa de abertura contou com desfile de atletas e apresentação artística do grupo de dança do Centro de Ensino Especial Érica de Melo. A subsecretária de Educação de Jataí, Marina Silveira Martins ressaltou que o esporte é uma forma eficiente de socializar, incluir e disciplinar os indivíduos. “Por meio do esporte os jovens buscam a vitória. O percurso contribui em sua formação para que sejam vencedores na vida”.

O Superintendente do Desporto Educacional da Seduce, professor Maurício Roriz, falou da importância do esporte na escola e destacou que todo esse trabalho só é possível em função do grande apoio e olhar socioeducativo da Secretária Raquel Teixeira.

Entre as autoridades presentes na solenidade de abertura dos jogos estão o superintendente de Educação Marcos das Neves, que representou a Secretária Raquel Teixeira, o secretário Municipal de Esporte, Acácio de Carvalho Neto, a superintendente de Ensino Fundamental, Márcia Antunes, a superintendente de Programas Educacionais, Solange Andrade, além de 21 subsecretários regionais de Educação.

Jogos em Goiás

Os Jogos Estudantis de Goiás são realizados durante seis meses do ano, dividido em fases intermunicipais e regionais eliminatórias, atingindo mais de 20 mil estudantes de todo Estado. Desenvolvido pela Superintendência de Desporto Educacional da Seduce, o objetivo principal é fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitando a identificação de talentos desportivos nas escolas, desenvolvendo intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes, contribuindo com o desenvolvimento integral do aluno/atleta estimulando-os ao pleno exercício da cidadania através do esporte, além disso, desenvolver uma ação inclusiva, oferecendo oportunidade de acesso à prática do esporte escolar. Ao todo a competição envolve os 246 municípios goianos.

Competição

Nesta segunda parte da competição os campeões da fase intermunicipal das 40 Subsecretarias Regionais de Ensino (SREs), foram subdivididos em três polos distintos de competição, sendo o primeiro em Goianésia, o segundo em Uruaçu (ambos já realizados), e agora Jataí (entre os dias 22 a 25). Os campeões estaduais formarão as delegações que irão representar Goiás nos Jogos Escolares da Juventude 2017, em setembro e novembro, nas cidades de Brasília e Curitiba.

Os Jogos Estudantis são compostos por modalidades esportivas individuais, tais como: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez. As modalidades coletivas são: Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei, disputados nas categorias Infanto (12 a 14 anos) para alunos/atletas nascidos entre os anos de 2003 e 2005 e  Juvenil (15 a 17 anos) – alunos/atletas nascidos entre 2000 e 2002, de unidades de ensino das redes pública e privada que se inscreveram.

Veja a lista dos municípios participantes, por subsecretarias, dos Jogos Estudantis fase Regional em Jataí

• IPORÁ – JUSSARA – DOVERLÂNDIA – AURILÂNDIA – ARENÓPOLIS.
  • RIO VERDE – PARANAIGUARA - QUIRINÓPOLIS
  • CIDADE DE GOIÁS – ITAGUARU – MOZALÂNDIA – ITAUÇU – ARUANÃ – ITAPURANGA.
  • ITUMBIARA – BURITI ALEGRE- BOM JESUS DE GOIÁS.
  • JATAÍ – CHAPADÃO DO CÉU – APORÉ – ITARUMÃ – MINEIROS.​