Seduce realiza Festival de Humanidades em Alto Paraíso de Goiás

Detalhes

 

O Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis (Ipe Artes), unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), realiza nos dias 22 e 25 de junho, em Alto Paraíso de Goiás, o Festival de Humanidades da Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto. Serão apresentados oito projetos desenvolvidos por cerca de 500 estudantes e professores do Ensino Médio das escolas estaduais participantes da Olimpíada de Humanidades.

O Festival de Humanidades integra o conjunto de ações previstas no âmbito da realização da Olimpíada de Humanidades. Trata-se de momento voltado à socialização dos projetos desenvolvidos pelas escolas ao longo do semestre. A expectativa é que o evento conte com a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre as quais estarão os representantes, docentes e discentes, das sete unidades escolares participantes da Olimpíada de Humanidades, dentre outros convidados.

Além da socialização dos oito projetos desenvolvidos ao longo do semestre pelas unidades escolares, a programação inclui também rodas de conversa com pesquisadores universitários especialistas nas áreas de Ciências Humanas e Artes. Na ocasião, também serão ofertados dois minicursos para o público presente, sendo um deles voltado para a elaboração de projetos intertransdisciplinares e o outro para o ramo da economia criativa, com mediação do Sebrae-GO.

O Festival é direcionado exclusivamente aos professores participantes das Olimpíadas de Humanidades. Somente a abertura do Festival será aberta à comunidade, na sede provisória do Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis, a partir das 17h. O musical “Amor e Caos”, do grupo Os Menestréis, que faz parte do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte da Seduce, fará uma apresentação.

Olimpíada

A Olimpíada de Humanidades é uma iniciativa da Seduce com a finalidade de promover novas formas de aprendizagem e geração de conhecimento nos seis municípios da APA Pouso Alto. Mediante o incentivo ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares no campo das Ciências Humanas e Artes, o concurso visa fortalecer o trabalho das escolas, habilitando as culturas locais e estimulando seu protagonismo na busca por soluções para os problemas socioambientais que atualmente enfrentam em seus territórios.

A iniciativa traduz o empenho do Governo de Goiás em avançar cada vez mais na qualidade da educação estadual e reafirmar seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU). A realização do Festival/Seminário está articulada com o Concurso de Humanidades da Unesco, que é vinculado à Conferência Mundial das Humanidades, que ocorrerá entre os dias 6 e 12 de agosto deste ano na cidade de Liège, na Bélgica.

Ao longo da realização do projeto da Olimpíada de Humanidades, ocorrida entre fevereiro e junho, foram promovidas uma série de ações formativas junto às escolas participantes. Como prêmio pelo desempenho e participação no projeto, a Seduce custeará a viagem de cinco participantes, três professores e dois estudantes, para apresentarem os resultados da experiência pedagógica na Conferência Mundial na Bélgica. O tema do concurso é “Desafios e Responsabilidades para um Planeta em Transição”.

Além disso, os estudantes do concurso também serão contemplados com uma visita ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde será desenvolvida uma ação educativa com todas escolas envolvidas. As visitas serão realizadas entre os dias 20 e 29 de junho.

Escolas participantes

Sete escolas estaduais de Ensino Médio de seis municípios integrantes da APA Pouso Alto estão envolvidas na realização da Olimpíada de Humanidades. São elas: o Colégio Estadual Moisés Nunes Bandeira e o Educandário Humberto de Campos, conveniada da rede estadual de Educação de Goiás, ambas pertencentes ao município de Alto Paraíso de Goiás; e ainda os colégios estaduais Elias Jorge Cheim, de Cavalcante; Joaquim Tomaz F. Da Silva, de Colinas do Sul; Marechal Humberto de A. Castelo Branco, de Nova Roma; Frederico Bernardes Rabelo, de São João D’Aliança; e Joaquim de Souza Fagundes, de Teresina de Goiás.

Aceitando o convite de participar da Olimpíada de Humanidades, cada escola assume o desafio de encontrar soluções para os problemas enfrentados em suas localidades. Para isso é necessário elaborar e executar projetos específicos de forma a cumprir um papel ativo na defesa de suas comunidades, tecendo redes de solidariedade para a proteção de um território em comum, que é a APA Pouso Alto.

APA Pouso Alto

A APA Pouso Alto foi criada pelo Governo de Goiás por meio do decreto 5.419 de 7 de maio de 2001 e está localizada na microrregião da Chapada dos Veadeiros, região nordeste do Estado de Goiás. A APA ocupa aproximadamente 2,36% da área estadual e pertence ao Bioma Cerrado, abrangendo os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João D'Aliança e Teresina de Goiás. Foi criada com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável e preservar a flora, fauna, os mananciais, a geologia e o paisagismo da região do Pouso Alto, localizada na Chapada dos Veadeiros.

A APA integra várias áreas de proteção ambiental, entre eles o Corredor Ecológico Paranã-Pirineus, formado por um mosaico de unidades de conservação de uso pouco intensivo, e a Reserva da Biosfera do Cerrado, porção representativa do ecossistema Cerrado. Abriga também o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, recentemente ampliado de 65 mil para 240 mil hectares (quase quatro vezes o tamanho anterior).

Mais informações sobre os projetos e demais atividades relacionadas à Olimpíada de Humanidades podem ser encontradas na página oficial do evento www.humanidadespousoalto.wixsite.com/olimpiada2017.