Seduc promove formação para tutores educacionais sobre impactos da pandemia na aprendizagem
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Em encontro formativo nesta quarta-feira (16/6), no Centro de Convenções de Goiânia, superintendentes da pasta falaram sobre os impactos da pandemia na aprendizagem dos alunos da rede pública estadual de ensino e deram orientações para o retorno parcial às aulas presenciais em agosto de 2021.
“O ensino remoto é melhor que nada? Sim, mas o percentual de aproveitamento dele é menor”, afirmou a superintendente de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados da Seduc Goiás, Márcia Carvalho. Referindo-se a um estudo do Instituto de Estudo e Pesquisa Insper, em parceria com o Instituto Unibanco, a superintendente explicou que as dificuldades impostas pela pandemia reduziram a média de proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática em torno de 10 pontos, no início de 2021.
“Na pandemia, muitas famílias que não eram vulneráveis se tornaram vulneráveis, e o aluno teve que trabalhar para ajudar em casa ou então não conseguiu acompanhar as aulas remotas por baixa conectividade”, explicou a superintendente de Organização Escolar e Atendimento Educacional da Seduc, Patrícia Coutinho. A estimativa da Secretaria de Educação de Goiás é de que 13% dos estudantes da rede possuem nenhum ou baixo acesso à internet.
Apesar de a rede estadual ter ofertado 187 dos 200 dias letivos de 2020 e ter reduzido a taxa de evasão escolar em 47,5% no ano passado, é inegável que houve uma perda na aprendizagem. “Tem muito estudante que não consegue aprender com essa metodologia e que precisa do olho no olho”, frisou Patrícia.
Retorno das aulas presenciais
Para a superintendente, a única forma de recuperar os prejuízos na aprendizagem é retomando as aulas presenciais em regime híbrido. Por isso, a rede pública estadual vai retomar parcialmente as aulas presenciais a partir de 2 de agosto, com ocupação de 30% das salas de aula, em sistema de rodízio.
Ainda de acordo com o estudo do Insper e do Instituto Unibanco, se o quadro educacional atual continuar o mesmo até o final de 2021, a perda de proficiência pode cair até 27 pontos em Matemática e 21 pontos em Língua Portuguesa.
Plano de ação para recuperação da aprendizagem
Para mitigar as perdas de aprendizagem, além da retomada das aulas presenciais, a Seduc vai aplicar um plano de ação que inclui o acolhimento dos alunos na escola, busca ativa, fortalecimento dos plantões de dúvidas e ainda pretende redobrar o engajamento dos estudantes no ensino remoto. Essas ações estão sendo articuladas com os tutores e assessores pedagógicos durante a formação no Centro de Convenções de Goiânia.
Os tutores também vão receber um check-list nos próximos dias para verificar, em todas as unidades escolares, o cumprimento do Protocolo de Biossegurança para o retorno às aulas presenciais, como a marcação de distanciamento, disponibilidade de álcool em gel, termômetro e equipamentos de proteção individual.
Plano Estadual de Educação
Essa ação atende a meta 17 do Plano Estadual de Educação (PEE)