Seduce lamenta falecimento do aluno Iawí Avá-Canoeiro
- Detalhes
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) lamenta profundamente o falecimento, nesta terça-feira, 6/6, em Goiânia, do aluno Iawí, da Extensão Avá-Canoeiro Ikatote, localizada na aldeia da TI Avá-canoeiro, no município de Minaçu. Iawí estava internado no Hospital Araújo Jorge, onde fazia um tratamento de câncer nos ossos. Ele estava na Capital há cerca de dois meses, período em que também ficou internado no Hospital das Clínicas. O corpo do Iawí foi levado para a sua aldeia.
Iawi, de 56 anos, foi um grande guerreiro que resistiu bravamente ao massacre histórico de 1969. Iwaí e três mulheres sobreviventes deste massacre, Matcha, Naquatcha e Tuia viveram em cavernas por mais ou menos 12 anos para fugir dos ataques dos homens brancos. Iwaí teve dois filhos: Trumack e Niwatima, hoje adultos.
Em 2 maio de 2016, a Seduce, juntamente com seus parceiros FUNAI e as universidades Federal de Goiás (UFG), Estadual de Goiás (UEG) e a de Brasília (UnB), deu início a Educação Escolar Indígena na TI Avá-Canoeiro com a abertura da Extensão Avá-Canoeiro Ikatote, nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. Iawí jutamente com seu povo era aluno nesta unidade escolar e estava aprendendo a ler e a escrever numa educação trilíngue, pois sua língua materna era Avá-canoeiro. Ele também já falava português e sua filha Niwatima se casou com Kapitomy’i Tapirapé, lhe dando três netos que também se comunicam na língua Tapirapé.
Iwaí nos deixa, mas seu espírito estará presente e provavelmente feliz em ver seu povo tendo oportunidade de estudar numa educação que tem como princípios a interculturalidade e a trandisciplinaridade. O respeito e a valorização das especificidades e da cultura são elementos primordiais a este trabalho que deve ser diferenciado e específico. Sua filha Niwatima é professora de língua Avá-canoeira e os 13 alunos têm o direito garantido a uma educação trilíngue com currículo, calendário e acompanhamento específicos.