Segunda etapa da fase regional dos Jogos Estudantis começa em Uruaçu

A competição mobiliza mais de 20 mil alunos-atletas e é o maior evento esportivo educacional de Goiás

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) deu início, em Uruaçu, ao 2º polo de competições da fase regional dos Jogos Estudantis de Goiás. Durante três dias o município receberá estudantes-atletas de quatros regiões diferentes do Estado para uma disputa classificatória para a grande final da competição que será realizada em agosto na cidade de Anápolis.

A abertura oficial do evento aconteceu na noite desta quinta-feira, 1º/6, na feira coberta Cepalur, com a presença de superintendentes da Seduce, subsecretários regionais e várias autoridades locais. Cerca de duas mil pessoas prestigiaram a festa de abertura, que contou com desfile das equipes, apresentação da fanfarra do Colégio Polivalente de Uruaçu e de um grupo de dança que reproduziu a celebração dos Jogos Olímpicos na antiguidade. A representação, que chamou a atenção do público pela presença de elementos mitológicos e beleza das roupas típicas, foi coordenada pelas professoras Simone Portela e Márcia Lemes.

Os Jogos Estudantis de Goiás são organizados pela Superintendência de Desporto Educacional da Seduce com o objetivo de fomentar o interesse dos estudantes pelas práticas esportivas dentro das escolas, incentivando também o surgimento de novos talentos nessa área, além de promover o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os participantes e contribuir para o desenvolvimento integral do aluno/atleta. Ao todo a competição envolve mais de 20 mil estudantes dos 246 municípios goianos.

O professor Maurício Roriz, superintendente do Desporto Educacional destacou o apoio da secretária Raquel Teixeira, ressaltando o número de participantes, desenvolvimento qualitativo dos atletas e avanços gerais do esporte estudantil de Goiás. A anfitriã, subsecretária de Uruaçu, Divina Rosenilde Alves, deu boas vindas a todos estudantes/atletas com uma mensagem confiança e realização de sonhos. Além deles participaram da abertura do evento a superintendente Márcia Rocha Antunes e os subsecretários Solange Silvina, Sonja Lacerda, Antonio Borges Leal Filho, Marcelo Oliveira e Honorival Fagundes.

Os Jogos

Nesta segunda parte da competição, os campeões da fase intermunicipal das 40 Subsecretarias Regionais foram subdivididos em três polos distintos de competição, sendo o primeiro em Goianésia (já disputado), Uruaçu (de 1º a 4/6) e Jataí (entre os dias 22 a 25/6), buscando uma vaga na finalíssima (fase III), onde serão conhecidos os atletas e equipes campeãs do Estado.

Cada polo recebe competidores e delegações esportivas dos municípios circunvizinhos para a realização da etapa. A fase III representa a finalíssima e seleciona os representantes de Goiás para os Jogos Escolares da Juventude 2017, que este ano serão realizados entre os meses de setembro e novembro nas cidades de Brasília e Curitiba.

Os Jogos Estudantis envolvem alunos das redes pública e privada e são compostos por modalidades esportivas individuais como Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez e coletivas, que incluem Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei. As disputas envolvem categorias feminino e masculino distribuídos por faixa etária, sendo Infantil de 12 a 14 anos e Juvenil (15 a 17 anos).

Veja a lista, por subsecretarias, dos municípios participantes dos Jogos Estudantis fase Regional em Uruaçu entre os dias 1º e 4 de junho:

· ÁGUAS LINDAS – FORMOSA - PLANALTINA – SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO

· ANÁPOLIS – SILVÂNIA

· GOIÂNIA (METROPOLITANA) – TRINDADE

· PORANGATU – CAMPINAÇU – ESTRELA DO NORTE – MARA ROSA –MINAÇU - SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA.

· URUAÇU – CAMPOS VERDES – ITAPACI - RUBIATABA

[gallery ids="4550,4551,4552,4553,4554,4555,4556,4557,4558,4559"]