Quadra poliesportiva é inaugurada em Colégio Estadual de Santa Helena  de Goiás

Detalhes

Espaço vai atender 386 alunos do 6º ao 9º ano

 

Foi com muitos sorrisos e vários abraços apertados que a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira entregou na manhã desta segunda-feira, 22/5, a quadra poliesportiva do Colégio Estadual Rafael Nascimento, em Santa Helena de Goiás. A estrutura vai atender 386 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino, além da comunidade local.

“Uma quadra é muito mais do que um espaço para a prática de esporte. Eu já vi casamento, festa, quadrilha e até velório nesses espaços. Então é um lugar multifuncional na vida da comunidade”, afirmou a titular da pasta, que ainda reforçou o papel do esporte na vida das crianças. “Quando se pratica esporte, se aprende a trabalhar em equipe, a colaborar, a ter compaixão e respeito ao próximo. Isso são competências exigidas no século XXI. A quadra é o melhor lugar pra tornar uma criança um adulto tolerante”.

A obra, que custou R$313 mil, incluiu a construção da cobertura e do piso, além da instalação da iluminação. A secretária também presenteou os alunos com um kit esportivo, composto por uniformes, redes e bolas para diferentes modalidades esportivas.

Para a diretora da unidade, Lucivaina Genoveva dos Santos Castro, a quadra é um sonho realizado. “Nossos alunos e a comunidade estavam ansiosos pelo espaço. Tenho certeza que daqui sairão grandes atletas. Agradeço o carinho da secretária Raquel, que sabe da importância do esporte na vida dessas crianças. Hoje, nós vivemos mais uma conquista para a educação”, comemorou a diretora. A quadra atenderá as modalidades de futsal e futebol, esportes praticados por Laynne Gabriele, de 12 anos. “A gente gostou muito da quadra nova e das bolas novas. Agora dá até pra fazer um campeonato”, afirmou a estudante.

O colégio

O Colégio Estadual Rafael Nascimento surgiu junto com a cidade há 70 anos. Foi a primeira escola de referência de inclusão da região sudoeste de Goiás. Atualmente trabalha com 30 alunos especiais, entre eles cadeirantes, autistas e com síndrome de Down.

Uma das homenagens à secretária foi do aluno especial Átila, que está no 6º ano do Ensino Fundamental. Depois de ouvir as palavras de carinho dele, Raquel deu fortes abraços no aluno, comemorando também o dia do abraço.

Pacote

Durante a solenidade, Raquel Teixeira, lembrou do pacote de benefícios para os servidores da Educação, entre eles o reajuste de 21% para os administrativos, 34% para os professores temporários, 7,64% para todos os efetivos e gratificação para todos os professores das escolas de tempo integral, além do concurso público com 1 mil vagas, criação do auxílio-alimentação no valor de R$500 mensais (a partir de junho) e reajuste de 58% nos recursos destinados às instituições de ensino por meio do ProEscola.

“Estamos economizando em todas as obras para aplicar recursos nas escolas. Eu sou chata. Vigio e cobro para que cada centavo público não seja desperdiçado”, ressaltou Raquel.

Visita

Ainda em Santa Helena de Goiás, Raquel Teixeira visitou a quadra do Colégio Estadual Vital de Oliveira, entregue em dezembro do ano passado. A professora foi recebida com homenagens da Banda Marcial e dos Seresteiros Mirins, ambos grupos musicais da escola.

“Nós estamos percorrendo o Estado para entregar essas quadras de altíssimo padrão, porque acreditamos que o esporte transforma a vida da comunidade. Nós estamos dando a vocês esse presente e queremos que vocês também nos presenteie com boas notas”, afirmou Raquel.

A diretora da unidade, Ângela Maria Magalhães, agradeceu o apoio da secretária. “Não tem um dia sequer que esses alunos não usem esse espaço. Se tornou local de convivência e lazer. Muito obrigada, Raquel”, disse a diretora. O colégio atende 1.128 alunos do ensino fundamental, médio e EJA, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Participaram dos eventos, o superintendente de Desporto Educacional Maurício Roriz, o deputado estadual Iso Moreira, a subsecretária regional de Rio Verde, Rita de Cássia, a futura coordenadora regional, Marcilene Martins, a secretária municipal de educação, Rosemary Elias Pinheiro – que representou o prefeito João Alberto Vieira -, alem de vários prefeitos e outras autoridades.

 

[gallery ids="4184,4185,4192,4191,4190,4189,4188,4187,4186,4193,4194,4195,4196,4197,4198,4199,4200,4201,4202,4203"]