Talentos artísticos recebem atenção especial da Seduce

Projeto iniciado em março deste ano visa desenvolver aptidão de alunos da rede estadual em pintura, desenho, entre outros

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte e do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS), selecionou estudantes da rede estadual de ensino para participarem de oficinas de Artes Visuais com profissionais da área.,

O Projeto, intitulado: Talentos de mãos dadas - Ateliê das Artes Visuais, iniciado em março deste ano, tem o objetivo de desenvolver a aptidão de alunos da rede estadual em atividades como pintura e desenho, entre outros. A iniciativa consiste em promover encontros semanais, sempre às quartas-feiras na sede do Ciranda da Arte, para o enriquecimento técnico dos adolescentes selecionados.

Participam do projeto alunos que, em sala de aula, demonstraram habilidades acima da média para alguma área do conhecimento, e que tenham sido aprovados em um processo de avaliação realizado pelo NAAHS. O núcleo é o responsável pelo acompanhamento dos adolescentes e jovens do programa.

O diretor do núcleo, Ariovaldo Simões Silva, frisa a importância de profissionais da educação com olhar sensível e capacidade de análise para identificar o estudante com perfil para indicação ao NAAHS. “A partir do momento em que o professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE), do ensino regular, a coordenação ou a direção têm um olhar diferenciado para a habilidade que ele manifesta, aí sim, ele tem esse reconhecimento e é encaminhado para nós a fim de que essas habilidades sejam potencializadas”, finaliza Ariovaldo.

A coordenadora do projeto Talentos de mãos dadas - Ateliê das Artes Visuais, Maria Cristina Alcântara, afirma sentir-se realizada com a implementação e o andamento do projeto. “Minha expectativa é que os alunos se desenvolvam bem. Tenho certeza que os profissionais do Ciranda da Arte têm muito a somar e a cada semestre mostraremos o progresso com o resultado dos trabalhos para a escola, família e sociedade”, acredita a coordenadora.

Apoio

O NAAHS firmou parceria com o Instituto Engecred, que é o ramo de responsabilidade social do Sicoob. “A ideia é seguir os valores do instituto e cuidar principalmente da educação. Temos profissionais de coaching kids para acompanhar estes estudantes, nosso projeto é inserir as crianças nos atendimentos especializados, nosso foco é transformar”, afirma a diretora executiva da instituição, Márcia Mesquita Bomfim.

A estudante Maressa Cryff conta que começou a desenhar aos 4 anos de idade por incentivo da irmã mais velha. Desde então, as duas passavam horas criando estorinhas e ilustrando-as com os mais variados personagens. Ao desenhar, Maressa apresentava personagens da idade dela com expressões de tristeza, alegria, raiva, detalhes admiráveis para uma criança nessa idade. Hoje, aos 14 anos, ela tem se destacado na escola onde estuda, Colégio Estadual Jardim Europa e foi encaminhada para a iniciativa. “O projeto é essencial pois irá aperfeiçoar o meu dom”, reconhece a estudante.

A cirandeira Ana Rita Oliari, coordena o diálogo e as demandas entre o NAAHS e o Ciranda da Arte.  Ela pontua que estes alunos vão acelerar muito seu desenvolvimento. “Hoje fico muito emocionada por ver o projeto em andamento e a possibilidade dada aos jovens de ampliar as técnicas deles”, pontua.

Goiânia, 16 de maio de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce