Consed lança edição 2017 do Prêmio de Gestão Escolar; saiba como participar

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, participou na manhã desta sexta-feira, 12/5, em São Paulo, do lançamento da edição 2017 do Prêmio de Gestão Escolar. Também acompanharam a solenidade a superintendente de Programas Educacionais Especiais, Solange Andrade de Oliveira, e a diretora de Fazenda Nova (GO), premiada na última edição, Cirleni Benedita de Oliveira, da Escola Estadual Professor Alfredo Nasser.

Esta é a 16ª edição do prêmio que, desde 2011, tornou-se bianual. Criado pelo Consed em 1998, a iniciativa contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público. Mais de 34 mil escolas de todas as regiões do país já participaram e mais de 7 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores participantes. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores.

O prêmio tem o apoio do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de instituições do terceiro setor. Para participar, o gestor deve fazer sua inscrição no portal do prêmio (premiogestaoescolar.com.br), onde terá acesso a um instrumento de autoavaliação. Ao analisar os processos de gestão da escola, ele vai elaborar um plano de ação, construído com a participação da comunidade escolar. Ao final, os melhores resultados serão premiados.

Podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais.