Taego Ãwa, produção premiada no Fica 2016, estreia no Cine Cultura

O projeto Encontro com Real e a 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos também terão sessões no cinema

O Cine Cultura traz essa semana a estreia de Taego Ãwa, longa-metragem goiano premiado na edição de 2016 do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). A obra recebeu o prêmio de melhor filme pelo júri popular e melhor produção goiana.  Dirigido pelos irmãos Henrique e Marcela Borela, a produção vem sendo distribuída pelo programa Sessão Vitrine Petrobrás em mais de 20 cidades brasileiras.

O filme teve sua primeira exibição na competitiva oficial da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizado em janeiro de 2016, na histórica cidade de Tiradentes, no interior de Minas Gerais. A produção entra em cartaz nesta quinta-feira, 11/5, na sessão das 20h30. No sábado, dia 14, o longa será exibido mais cedo, às 19h30, e na sequencia haverá debate com diretores e equipe do filme, com mediação de Fabrício Cordeiro, crítico da revista Janela e programador do Cine Cultura.

Com uma riqueza documental, Taego Ãwa retrata a cultura e a luta de um povo perseguido no passado e que está agora novamente em risco de ser extinto e expulso das suas terras. O acervo que deu origem ao documentário veio de cinco fitas VHS encontradas no armário de uma faculdade. Anos depois, munidos de mais materiais, os diretores partem para a Ilha do Bananal apresentando imagens e descobrindo a trajetória de enfrentamento da tribo Ãwa pela demarcação e restituição de suas terras.

Em cartaz

Para quem não viu, ainda dá tempo de conferir o filme Gaga – O Amor Pela Dança, que fala sobre a história de Ohad Naharin, renomado coreógrafo e diretor artístico da Batsheva Dance Company, de Israel, que continua em cartaz em dias e horários específicos (última sessão no dia 16). Além disso, no sábado, dia 13, haverá uma sessão extra de Martírio, de Vincent Carelli, que apresenta uma revisão da história na tentativa de compreender o genocídio indígena no Brasil.

O cinema também recebe outros dois eventos: Encontro com Real, e a 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. A série Encontros com o Real é um projeto realizado pela Violeta Filmes, entre os dias 11 e 13 de maio, reunindo diretores e professores de cinema para debater com o público questões sobre o cinema documentário brasileiro contemporâneo.

Durante três dias os participantes terão a chance de entender sobre os processos de criação que resultaram nos filmes que serão exibidos, além disso, os encontros irão possibilitar também a discussão de temas recorrentes nas produções atualmente, como a autobiografia e o olhar feminino no cinema.  Outras informações e a programação podem ser conferidas aqui. O evento é gratuito.

A 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos exibe 37 filmes, entre os dias 16 e 23 de maio. Sessões de 16 a 21 de maio no Cine Cultura e dia 23 de maio no Cine UFG. O evento será realizado nas 26 capitais do país e no Distrito Federal. Toda a programação é gratuita e os filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, serão exibidos em closed caption em 22 sessões.

A Mostra é promovida pelo Ministério de Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura Em Movimento (Icem) e produção local do Icumam – Instituto de Cultura e Meio Ambiente, com apoio local do Cine Cultura, da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás), Secretaria Cidadã, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cine UFG, PROEC e UFG. Patrocínio do evento é da Petrobras e do Itaú. A programação da mostra pode ser conferida clicando aqui.

Confira a programação e as sessões da sala:

11/05 e 12/05 (quinta e sexta):

- Das 14h às 18h: programação Encontros com Real

- Às 18h30: Gaga - O Amor Pela Dança

13/05 (sábado):

- Das 9h às 15h: programação Encontros com Real

- Às 15h30: Gaga - O Amor Pela Dança

- Às 17h30: Martírio

14/05 (domingo):

- Às 17h30: Gaga - O Amor Pela Dança

- Às 19h30: sessão-debate de Taego Ãwa

15/05 (segunda-feira):

Às 18h30: Gaga - O Amor Pela Dança

16/5 (terça-feira):

- Às 16h30: Gaga - O Amor Pela Dança

- Às 19h: abertura da 11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

17/05 (quarta-feira):

- A partir das 10h da manhã: Mostra Cinema e Direitos Humanos

- Às 20h30: Taego Ãwa

A programação do Encontros com Real e da Mostra de Cinema e Direitos Humanos é gratuita. Para os filmes em cartaz na grade do cinema o ingresso para as sessões custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). Pessoas acima de 60 anos têm acesso livre. Todas as segundas-feiras tem promoção do ingresso com valor de meia-entrada para todos, ao preço de R$ 4 reais.