Seduce realiza ações de prevenção ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes

Detalhes

Atividades serão realizadas de maneira integrada com o Ministério Público Estadual de Goiás

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e para reforçar a importância da garantia dos direitos deste público, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), por meio da Superintendência de Ensino Fundamental, organizou, numa agenda integrada com o Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO) e outras instituições, uma programação especial.

As atividades da Seduce terão o apoio de subsecretarias regionais do interior do Estado. A programação inclui: palestras, rodas de conversa, passeatas, panfletagem e atividades artísticas-culturais. A programação acontecerá simultaneamente nas cidades de Goiânia, Jataí e Cavalcante

O objetivo é chamar a atenção para a temática e sensibilizar a sociedade Goiana sobre a importância da garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Um levantamento da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República apurou que só em 2015 foram registrados 42.114 casos de violação aos direitos da criança e do adolescente. As denúncias referentes a este público representam 63,3% de todo o montante apurado pela SDH que também contempla os abusos contra o público LGBT, idosos, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade e população em situação de rua. Os registros de desrespeitos cometidos contra crianças e adolescentes, em 2015, somaram 1.445 registros.

Araceli

O dia 18 de maio foi escolhido para lembrar a importância do respeito ao direito das crianças e adolescentes após um episódio trágico, ocorrido na cidade de Vitória (ES), em 1973. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, se refere à história de uma menina chamada Araceli, de oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

 

Programação

Goiânia

18/05 – Roda de Conversa com o tema: Exploração sexual infantil:  desafio a ser enfrentado

Participantes:

Psicológa Me. Maria Luíza Moura Oliveira (PUC)

Psicológo Me. Joseleno Vieira dos Santos – Fórum Goiano de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes

Drª Marislei de Sousa Espíndula Brasileiro-  PUC e SME

Horário: 14h

Local: Auditório da Superintendência de Ensino Fundamental da Seduce

 Jataí

18/05-  Na Regional de Jataí, serão realizadas atividades diretamente nas unidades educacionais tais como: roda de conversa, debates, aulão temático, palestras, passeatas, panfletagem e atividades artísticas culturais.

Cavalcante

18/05 –  Em Cavalcante serão realizadas atividades pedagógicas na Escola Estadual Elias Jorge Cheim e Ato Público com passeata em parceria com o Ministério Público. Serão realizadas também:

-Oficina sobre opressões de gênero com professores da Escola;

- Elaboração de plano de trabalho de ações para a promoção da igualdade de gênero;

- Exibição de filme seguido de roda de conversa com alunos.

 

Folder-18 de maio Frente

Folder-18 de maio verso

 

Goiânia, 9 de maio de 2017.