Seduce é parceira em programa de redução de lixo e educação ambiental

Detalhes

Secretaria vai contribuir com formação de educadores-multiplicadores em iniciativa que visa despertar a consciência sobre o consumo e geração de resíduos sólidos

O lixo é um grave problema ambiental em todo o Planeta. Mesmo os países mais desenvolvidos enfrentam dificuldades para dar destinação adequada aos resíduos urbanos. Em Goiânia, por exemplo, são recolhidas aproximadamente 3,5 mil toneladas de lixo doméstico por dia, conforme dados da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

Iniciativas têm sido desenvolvidas em várias partes do mundo para enfrentar o desafio de coletar e dar destinação adequada aos resíduos. Um desses exemplos é o Programa Escola Resíduo Zero. Realizado pela Sociedade Resíduo Zero (SRZero) e a Sociedade de Integração e Ação Comunitária (OSCIP Vida Melhor), com apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) e outros parceiros, ele será lançado, às 9h, nesta quarta-feira, 10/5, no auditório do Ministério Público Estadual (MPGO), em Goiânia.

A iniciativa visa promover a educação ambiental por meio de ações pedagógicas focadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O programa será realizado em escolas públicas municipais e estaduais da capital. A Seduce, por meio da Superintendência de Ensino Fundamental, vai contribuir com o programa incentivando a participação das unidades estaduais de ensino e na formação dos multiplicadores.

Para que os objetivos sejam atingidos, educadores serão capacitados para construir e trabalhar com composteiras de baixo custo, além de orientar a gestão adequada de resíduos sólidos nas escolas. Desta forma, eles receberão formação teórica e prática acerca dos resíduos sólidos, que no projeto são enquadrados nas categorias: recicláveis, orgânicos e rejeitos.

Foco

O uso de compostagem cumpre um papel fundamental no tratamento adequado dos resíduos sólidos orgânicos, que representam 2/3 do lixo no País. A composição do lixo varia bastante, de região para região, no entanto, a constituição média aproximada é considerada como sendo: 65% de matéria orgânica; 25% de papel e papelão; 4% de metais; 3% de vidros.

Fases

O Programa Escola Resíduo Zero vai contemplar dez escolas. As unidades interessadas em participar precisam se inscrever no site do programa, no período de 10/5 a 21/5 deste ano. Cada escola selecionada deve encaminhar um grupo de sete educadores que serão capacitados pelo projeto como multiplicadores.

A seleção das unidades de ensino será feita entre os dias 22/5 e 26/5. A formação dos educadores das escolas selecionadas está agendada para os dias 13 e 14 de junho. Também estão programadas visitas técnicas nas unidades de ensino durante o desenvolvimento do projeto, e o encerramento do cronograma deverá ocorrer em novembro com a entrega de certificados às escolas que tiverem sucesso na empreitada.

 

 Serviço

Evento: Lançamento do Projeto Escola Resíduo Zero

Data: 10 de maio de 2017

Horário: 9 horas

Local: Auditório do Ministério Público de Goiás

Endereço: Rua 23 com Avenida Fued José Sebba, Quadra A-6, Lote 15/24, Jardim Goiás

 

Goiânia, 8 de maio de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce* Com informações do Projeto Escola Resíduo Zero