Seduce promove seminário sobre relações étnico-raciais

Evento é direcionado a coordenadores pedagógicos das escolas

A secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), por meio da superintendência Executiva de Educação/superintendência de Ensino Fundamental realizará, entre os dias 29 e 31 de maio, a 1ª etapa do Seminário Estadual de Educação para as Relações Étnico Raciais. A programação prevê apresentações culturais, conferência, mesas redondas, minicursos, oficinas e roda de conversa. Ao todo, 500 profissionais da Educação participarão do evento que acontecerá em duas datas distintas ao longo do ano.

O seminário tem o objetivo de sensibilizar e despertar os educadores da rede pública estadual de ensino quanto à implementação das Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais, para o ensino de História e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Organizado pela Gerência de Programas Transversais da Seduce, o evento conta com a participação das subsecretarias regionais e com o apoio de instituições governamentais e não-governamentais.

Ferramenta metodológica

Silvia de Freitas, gerente de Programas Transversais da Seduce, explica que a intenção é promover a valorização e o reconhecimento da diversidade étnico-racial na educação a partir do enfrentamento estratégico de culturas e práticas discriminatórias e racistas. Disseminar a história e cultura afro-brasileira e cultura indígena na rede estadual de educação faz-se necessário para a promoção da equidade e a superação da desigualdade racial entre as crianças, adolescentes e jovens.

De acordo com a gerente, nesse sentido, o objetivo do seminário é contribuir como ferramenta metodológica de aperfeiçoamento e aprimoramento do conhecimento para que os educadores desenvolvam ações pedagógicas no âmbito escolar.

“Pensar uma educação na perspectiva antirracista voltada para a valorização do respeito à diversidade e para o reconhecimento e a valorização da cultura afrodescendente fazem parte dos princípios primordiais discutidos na implementação das ações da Seduce”, afirma Silvia.

Legislação

O Seminário Estadual de Educação para Relações Étnico-raciais  fundamenta-se na Lei 10.639/2003 e na Lei nº 11.645/08, que dispõem sobre o ensino de História e cultura afro-brasileira no currículo da Educação Básica, tornado obrigatório nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio e na Resolução nº 01, de 17 de junho de 2004, do Conselho Nacional de Educação, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e cultura afro-brasileira e africana e indígena.

Inscrições

As inscrições de participação dos coordenadores pedagógicos das escolas estão sendo feitas pelos diretores de núcleo das subsecretarias regionais. O seminário será realizado no Plaza Inn Augustus Hotel, situado na Rua 4, nº 149, Centro, em Goiânia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (62) 3201 3256. Confira abaixo a programação completa.

Goiânia, 05 de maio de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce