Raquel Teixeira destaca valor histórico de livro sobre a cidade de Porangatu

A obra foi lançada nesta sexta-feira no Palácio das Esmeraldas

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, representando o governador Marconi Perillo, participou na noite desta sexta-feira, 28/4, no Palácio das Esmeraldas, do lançamento do livro Descoberto da Piedade, de João Gonçalves dos Reis. A obra traz um rico resgate da história de Porangatu, terra natal do autor, de 90 anos de idade, que é ex-prefeito da cidade.

Em nome do governador Marconi Perillo, Raquel Teixeira agradeceu à família do escritor e também à comunidade de Porangatu por terem se empenhado em prestigiar o lançamento da obra em Goiânia.

Raquel  ressaltou que, além da consideração e respeito do governador Marconi com a família do senhor Joãozinho, como é conhecido, o lançamento do livro dele na Sala Gercina Borges tem uma representação simbólica do empenho do governador em transformar o palácio em um espaço de cultura que valoriza a história de Goiás.

Raquel Teixeira destacou, também, o trabalho do governo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte para transformar a Praça Cívica no maior complexo cultural de Goiânia, projeto que já está em fase avançada para o inicio das obras.

De acordo com a secretária, um dos compromissos e o grande legado do governo do Estado nesta gestão é a dinamização cultural, que prima pelo trabalho de resgate, de valorização e de preservação da história e da memória do povo goiano.

As recentes conquistas para a Educação também foram lembradas pela secretária, se referindo ao aumento salarial e aos benefícios concedidos aos professores e servidores administrativos da pasta, e da ampliação dos investimentos na área da cultura, em 2015 e 2016, frutos da eficiência de planejamento e de um trabalho de otimização do governo na forma e na qualidade dos gastos.

O filho do escritor, Carlos Rosemberg, que prefaciou a obra, agradeceu o grande apoio e incentivo de Marconi  Perillo, ali representado por Raquel Teixeira na área da cultura. Rosemberg  ressaltou a relevância do livro para a história de Porangatu e a ousadia e o sonho de seu pai em transformar suas vivências em um registro que vai ficar como exemplo para a comunidade de Porangatu.

Amigos, familiares, autoridades locais e personalidades porangatuenses prestigiaram a noite de autógrafos no Palácio das Esmeraldas. Dentre as presenças estavam os superintendentes de Cultura e de Esporte da Seduce, Nasr Chaul e  Junior Vieira, o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hí­dri­cos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha, o deputado estadual Julio da Retifica, o artista plástico Omar Souto, a escritora Ana Braga, e a superintendente executiva da Casa Civil, Meirinha Valle, que também é de Porangatu.

História e memória

Sobre o livro Descoberto da Piedade, Raquel Teixeira nomeou curiosidades e costumes peculiares contados pelo autor, e falou da riqueza do legado cultural, de preciosidades da obra que possui a documentação necessária, mas também carrega a essência e a sensibilidade do escritor. “Estamos orgulhosos, senhor João, como goianos, como cidadãos que valorizam a inteligência, a memória, a cultura, a preservação respeitosa daquilo que é a nossa história, daquilo que é a nossa identidade. É a identidade de um povo que faz o povo forte”. Portanto esse é um momento histórico para esse palácio, para a história de Porangatu e para Goiás, finalizou Raquel.

Antigo nome da cidade de Porangatu, Descoberto da Piedade faz um passeio pelo município, situado na região norte do Estado, retratando sua fundação, evolução e crescimento. A edição é o resultado de um trabalho de pesquisa de quase 20 anos do escritor. Para compor o acervo, João Gonçalves revisitou lugares, leu obras de historiadores e conversou com moradores antigos e atuais da zona urbana e rural da cidade, reunindo em 200 páginas, curiosidades, fatos oficiais e pitorescos sobre o cotidiano vivido pela comunidade local, além das riquezas culturais e relatos inéditos.

A edição da Cânone Editora tem patrocínio da Fundação Cultural Serra Azul e é um presente aos porangatuenses desse pioneiro de 90 anos, mais conhecido como “Joãozinho da Farmácia”, descrito como esposo e pai amoroso. Sua esposa dona Edeltes ajudou datilografando manuscritos e incentivando o autor a concluir o livro.

João Gonçalves do Reis nasceu em 27 de março de 1927, na fazenda Serra de Campo, à época integrante do distrito do Descoberto, hoje Porangatu. Foi vice-prefeito de 1966 a 1969,  e duas vezes prefeito de Porangatu, 1970 e 1983, e se orgulha por ter deixado na cidade sua marca de político realizador. Também foi membro fundador da Associação dos Municípios do Norte Goiano Amigo, sócio fundador do Sindicato Rural de Porangatu e do Rotary Clube da cidade e membro da Academia de Letras de Porangatu.

Neste sábado, dia 29, a publicação também será lançada durante o 8º Encontro dos Porangatuenses, no Clube Ferreira Pacheco, em Goiânia.

Goiânia, 29 de abril de 2017.

Comunicação Setorial da Seduce