Escola de Rio Quente ganha quadra coberta e outras melhorias

Benefícios foram entregues na manhã desta quinta-feira, 27/4, pela professora Raquel Teixeira

A partir de agora, os alunos do Colégio Estadual Água Quente, em Rio Quente, poderão participar das aulas de Educação Física com mais conforto e comodidade. Na manhã desta quinta-feira, 27/4, durante uma visita à escola, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, entregou aos estudantes um novo espaço esportivo, com cobertura, sistema de iluminação completo, pintura de piso, tabelas para basquete, adequação para acessibilidade e um kit com bolas de basquete, vôlei, futsal e handebol. O custo da obra foi de R$ 266.205,69.

O professor Roberto Ramos Estevão, diretor do colégio, agradeceu as melhorias e disse que a instituição de ensino vivenciava um momento histórico, pois todo educador sonha sempre em oferecer um espaço de aprendizagem de melhor qualidade aos alunos. Após destacar a importância do esporte na formação das crianças e jovens, Roberto chamou a atenção para o olhar diferenciado da professora Raquel Teixeira para a área educacional. “Nossa secretária tem focado o interior da escola e vem dando todas as condições à equipe gestora de oferecer um ambiente educativo com maior dignidade aos estudantes”.

Como educadora, Raquel Teixeira lembrou que a quadra esportiva é um espaço onde os alunos participam de atividades coletivas e exercitam o convívio social, se livram de suas frustrações e angústias e, acima de tudo, aprendem lições fundamentais para a vida, como a disciplina e a concentração.

Avaliação dirigida

No dia da visita da secretária, os 265 alunos do colégio tinham acabado de participar da Avaliação Dirigida Amostral (ADA), instrumento criado para detectar, a cada dois meses, as principais deficiências dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa. “É a partir desses resultados que a Seduce tem condições de fazer as devidas interferências para melhorar o nível de proficiência dos estudantes”.

A secretária lembrou também que a ADA é o principal suporte do Aprender +, um projeto que amplia e sistematiza os conhecimentos nas disciplinas de Matemática e Português e oferece apoio às práticas pedagógicas dos professores.

Em nome dos 265 alunos do colégio, o estudante Fábio Campos agradeceu as melhorias à secretária e frisou que todo estudante sonha com uma escola melhor. “Sonhar é bom, mas melhorar a vida das pessoas é muito melhor e é isso que a senhora tem feito. Essa quadra é minha, é de meus colegas e será dos novos alunos que virão. Queremos que a senhora tenha a certeza de que vamos cuidar dela com o maior carinho em reconhecimento aos benefícios que chegaram”.

Conquistas históricas

A cobertura e as demais obras executadas na quadra do Colégio Estadual Água Quente fazem parte de um conjunto de ações da Seduce e do Governo de Goiás com o intuito de oferecer aos alunos e professores as condições ideais para avançar na qualidade do ensino. Raquel Teixeira fez questão de ressaltar os esforços do governador Marconi Perillo que, em meio a uma crise econômica sem precedentes, continua investindo na estrutura física das escolas, nas inovações pedagógicas e na valorização dos profissionais.

Como exemplo, a secretária citou o pacote histórico de benefícios anunciado pelo governador na última segunda-feira, 24/4. O conjunto de ações inclui reajuste de 21% para os administrativos, 34% para os professores temporários e 7,64% para todos os efetivos, além de concurso público com 900 vagas para professores e 100 para administrativos, concessão de gratificação que equipara o salário do quadro transitório ao dos professores do quadro permanente, criação do auxílio-alimentação no valor de R$500,00 para os servidores efetivos e temporários da educação, gratificação para os professores das escolas de tempo integral, reajuste de 58% no Pró-Escola e de 20% no repasse do valor da merenda escolar. Ao todo, o conjunto de benefícios representará um impacto de R$ 300 milhões sobre o custeio com a folha salarial dos servidores da Seduce apenas neste ano, de junho a dezembro.

A solenidade no Colégio Estadual Água Quente contou com as presenças de diversos vereadores e secretários municipais, além do prefeito João Pena de Paiva e da primeira-dama Odete Paiva, da subsecretária regional de Itumbiara, Sandra Bessa e do superintendente de Desporto Educacional da Seduce, Maurício Roriz.

Comunicação Setorial da Seduce

Goiânia, 27 de abril de 2017